A ViaMobilidade, concessionária que assumiu as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos há cerca de dois anos, finalmente anunciou que retomará o looping operacional na Linha 9-Esmeralda.
A estratégia especial, que oferecia viagens internas entre Pinheiros e Jurubatuba, foi implantada na gestão da CPTM para dar conta da maior demanda nesse trecho, mas acabou suspensa pela empresa privada em 2022.
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Segundo comunicado da concessionária, a partir do dia 08 de janeiro, segunda-feira, os trens deverão ter destinos alternados durante os horários de pico da manhã e da tarde, quando o movimento de passageiros é maior.
A proposta, no entanto, é mais ampla do que antes, com viagens extras sendo realizadas entre Pinheiros e Mendes-Vila Natal (trecho prioritário) e entre Osasco e Mendes-Vila Natal.
A ideia é de que no trecho prioritário os trens tenham destinos alternados. Enquanto um segue diretamente até Osasco, outro segue para Pinheiros e retorna para Mendes. O intervalo neste caso será de 4,5 minutos.
O intervalo no trecho entre as estações Osasco e Pinheiros será de 9 minutos no horário de pico. Os passageiros deverão ser informados por meio de avisos sonoros sobre os destinos dos trens.
Estratégia adotada pela CPTM
Durante quase dois anos de concessão, uma das estratégias operacionais mais importantes para o equilíbrio da oferta da Linha 9-Esmeralda não foi praticada. Mesmo com a baixa demanda no período pós pandemia, o horário de pico era marcado por trens com grande lotação.
A estratégia que será adotada pela ViaMobilidade mostra certos aprimoramentos ante ao antigo “Looping Pinheiros-Jurubatuba” da CPTM. O atendimento às demandas na periferia da linha poderá facilitar o deslocamento da população que mais precisa.
Durante a gestão da estatal, o intervalo no trecho prioritário era de 4 minutos entre Pinheiros e Jurubatuba, e 8 minutos no restante do trecho. No auge, esse intervalo chegou a ser de 3 minutos no horário de pico. A variação de intervalo apresentada pela ViaMobilidade pode ser justificada pela maior extensão do loop.
A mudança, apesar de bastante atrasada, será bem vinda. Bastará ver se, na prática, a Linha 9-Esmeralda estará preparada para o aumento no nível de serviço.
Antes tarde do que nunca
Antes da concessão a CPTM já chegou a testar trens indo do Grajaú até Pinheiros.
Reparei que a nova subestação no trecho entre Grajaú e Mendes-Vila Natal ainda não foi ativada, pois para esse looping interno é necessário ativar a subestação e também quando Varginha entrar em operação! Além disso, as subestações Cidade Jardim e Socorro precisam serem construídas, senão a Linha 09 não vai suportar esse tráfego ampliado de trens!
A linha 08 e 09 estão largadas a noite vc não encontra um segurança está tendo diversos casos de assaltos e roubos e ninguém faz nada no último dia 25/12 o filho de um amigo meu de infância foi brutalmente espancado e roubado na estação jardim Silveira foi encontrado só no dia 26 ele era surdo e mudo, o pior veio depois não chamaram o SAMU, nem os bombeiros, nem a polícia militar nem a guarda de Barueri para tomar as devidas providências o garoto estava muito machucado não poderia ter sido socorrido do modo que foi, até agora a família não sabe o que aconteceu os “seguranças não se apresentaram ainda para depor não fizeram o BO mesmo tendo sido dentro da estação do jardim Silveira foram omissos e passados seis dias o garoto não resistiu aos ferimentos e entro em Óbito seu nome é
Rodolfo Rodrigues da Silva, queremos justiça já