Dois dias depois de lançar licitação, Metrô suspende edital de telecomunicações da Linha 17

Sem dar detalhes, companhia comunicou nesta sexta-feira que concorrência para fornecer sistemas de telecom será relançada oportunamente
Trecho de vigas na Marginal Pinheiros

O Metrô de São Paulo surpreendeu nesta sexta-feira, 31, ao suspender o edital de contratação da empresa que ficará responsável pelo fornecimento dos sistemas de telecomunicações da Linha 17-Ouro. O comunicado foi publicado dois dias após a companhia lançar a nova licitação, que é crucial para não atrasar ainda mais a implantação do ramal de 6,7 km e oito estações.

A nota no Diário Oficial foi lacônica: “A COMPANHIA DO METRÔ comunica que o processo licitatório em referência encontra-se suspenso. A nova data da sessão pública será comunicada oportunamente”. Uma das hipóteses é que exista algum tipo de erro no edital, que necessite de correção mais profunda.

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A licitação tem um escopo amplo e importante para a operação do ramal. Ele envolve os sistemas de multimídia, de controle de acesso, arrecadação de passageiros, comunicação móvel e fixa e rede de transmissão de dados. Sem eles, é impossível operar a linha com segurança.

O contrato de telecom foi assinado originalmente com a T’Trans, empresa que pertence a Sidnei Piva de Jesus, em dezembro de 2013. O empresário ficou em evidência na imprensa nos últimos anos ao lançar a companhia aérea Itapemirim, que fechou as portas seis meses depois.

Estação Washington Luis (CMSP)

Ele é dono de várias empresas de recuperação judicial, incluindo a T’Trans (Trans Sistemas de Transportes), que teve a falência decretada em agosto do ano passado, mas seu CNPJ permanece ativo.

O Metrô rescindiu contrato com a T’Trans no ano passado, mas não se sabe até que ponto a empresa executou o serviço. O valor original era de R$ 73 milhões e o prazo para execução, de apenas 15 meses.

Não está claro também se o próprio Metrô postergou sua execução por conta dos atrasos nas obras civis da Linha 17. Em 2014, ano em que o serviço teria começado, o avanço do empreendimento era modesto.

Atualmente, a Linha 17-Ouro não tem uma previsão clara de entrega diante das indefinições existentes, mas é seguro afirmar que dificilmente o ramal poderá iniciar a operação assistida antes de 2025.

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2 comments
  1. Essa Linha 17 é uma lenda urbana mesmo, espero que a empreiteira que vai retomar as obras civis mobilize pra valer os canteiros de obras com muitos operários e que haja trabalho 24 horas por dia para que essa linha fique pronta finalmente, senão vai acabar o mundo sem que a gente tenha chance de andar nela!

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