Os responsáveis pela agenda do governador João Doria devem estar em apuros para encontrar espaço nela neste mês. O tucano tem pela frente ao menos três eventos importantes relacionados ao Metrô até antes do Natal.
Por conta de imprevistos, atrasos e coincidências, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos planeja inaugurar duas estações, Vila Sônia e Jardim Colonial, ainda em dezembro, embora as datas exatas não sejam ainda conhecidas – Silvani Pereira, presidente do Metrô, prometeu novidades sobre a última estação da Linha 4 ainda neste domigo.
Além disso, a Acciona, empresa espanhola que assumiu a PPP da Linha 6-Laranja, está nos preparativos finais para acionar a tuneladora sul, a imensa máquina de escavação de 109 metros de comprimento que abrirá os túneis da ramal no sentido São Joaquim.
Assim como as estações, também o início do funcionamento do “tatuzão” está marcado para este mês. Não será surpresa, portanto, se nas próximas duas semanas Doria realize esses três eventos separados por poucos dias.
A inauguração da estação Vila Sônia é a mais aguardada de todas. A 11ª parada da Linha 4 está em construção há muitos anos e deveria ter sido aberta um ano atrás. No entanto, atrasos por conta de fornecedores impediram que os testes nas vias fossem realizados antes. A estação, pelo que mostram imagens recentes, está pronta, aguardando apenas as últimas certificações.
O governo do estado chegou a prever que a estação seria aberta no dia 16 de dezembro, coincidentemente, aniversário do governador, mas em respostas recentes em redes sociais, a promessa é que isso ocorra “antes do Natal”.
Jardim Colonial, a nova parada da Linha 15-Prata, também foi prometida meses antes, mas depende do ‘ok’ da Bombardier, empresa que implantou os sistemas e trens no ramal de monotrilho.
A partida do primeiro tatuzão por sua vez era esperada para dezembro, chegou a ser pensada para janeiro e mesmo novembro, mas parece certo que começará seu trabalho nos próximos 10 dias. A construtora espanhola e a LinhaUni, empresa criada para operá-la, já confirmaram que o shield passará a funcionar neste mês.
Na rede metroferroviária, os três eventos são os mais significativos que terão a participação de Doria já que no dia 2 de abril de 2022 o governador terá de se afastar do cargo para concorrer à Presidência da República pelo PSDB. Ele venceu as prévias no sábado, dia 27 de novembro, e portanto precisará se descompatibilizar do cargo.
Assume o vice-governador Rodrigo Garcia, que será o candidato tucano ao governo de São Paulo. Mas ele terá pouco o que mostrar já que as obras metroferroviárias em andamento ou estão atrasadas ou em fases muito incipientes como a Linha 2-Verde e a própria Linha 6.
As únicas promessas que sobraram para 2022 são a estação Varginha e a Linha 17, mas ambas demonstraram ter atingido um estágio muito aquém do necessário para serem concluídas em apenas 12 meses.
uma pergunta: será que realmente Jardim Colonial vai abrir esse mês?? (se depender dos testes kk..) e vila sônia eu estarei por lá também!, vou pegar o trem em República e sigo direto pra Vila sônia passando pelo trecho de 2KM em SP Morumbi, mas enfim, excelente matéria continue assim!
Em relação a linha 4 quatro amarela terá algum anúncio em uma possível extensão ao município de Taboão da Serra?
Do jeito que vai a extensão até Juquitiba e Guarulhos não sai antes de 2030.
Noossssssa que surpresa kkkkk!!!!
O calça apertada vai abandonar OUTRA VEZ o seu mandato, fazendo de otário mais uma vez os iludidos que votaram nele.
Parece que o metrô já chegou em acordo com a Via Quatro, e a Via Quatro já contratou as empresas que vai fazer os estudos de solo e arquitetura até Taboão
Olá sr Ricardo e amigos presentes
Essa do dia 16 é das boas, e eu que o tempo todo pensava que seria uma forma de homenagear os reservistas ( ou seria o dia dos conscritos ) ou o nascimento do poeta Olavo Bilac famoso pelo hino á bandeira, sou pego no contra pé com essa ideia homenagear o Dória no aniversário???? Acho que não existe em nenhum lugar tantos “Smiters” como na politica. Tá tudo pronto se essa obra não for entregue logo, ai vai vir a Via Amarela solicitar compensação pelo tempo que a estação ficou fechada após o termino da parte deles. Até mais
Gilberto JV~TS
Esse Dória não terá meu voto nunca mais, que o povo o faça desaparecer da política no ano que vem, já é rico mesmo e não precisa de mais nada, só sumir das nossas vidas! Vila Sônia neste mês até vai, mas Jardim Colonial não acredito que seja em dezembro, o Metrô só enrola e não mostra nada de concreto com relação aos testes de trens andando numa velocidade pelo menos próxima do normal no novo trecho, portas de plataforma sendo várias vezes testadas, pois o que vemos de vez em quando é um trem se arrastando por lá e mais nada!
No caso do shied da Linha 06 o desgovernador mequetrefe calça apertadinha pode até ir lá no poço e dar a partida simbólica na máquina, mas a maioria não vai ver isso e não vai dar em nada!
Será que seria melhor inaugurar estádios de futebol, verdadeiros elefantes brancos, com corrupção de construtoras? Ou seria melhor propagar negacionismos em meio a uma pandemia, aumentando o número de mortos? Não, continua os investimentos do estado em mobilidade urbana, coisa a que os dois políticos a que me referi, um de pijama listrado e outro de camisa de força, não possuem a menor ideia do que seja. Para a quadrilha petista, São Paulo é apenas uma galinha de ovos de ouro com imprensa a ser “regulada” e para o hospício bozonarista, mais um quintal para futuras rachadinhas.
Olha um trouxa bozonarista,de um governo federal amalucado que não tem ideia do que seja mobilidade urbana e que apenas se interessou em comprar vacinas quando o governo de São Paulo começou a vacinar no estado, sendo mostrado nas principais mídias mundiais. Apenas boçais que fugiram da escola negam a vacinação e sua importância e dá até pena de ter ainda que precisarmos argumentar isto. Os manés que defendem um governo que instalou um balcão de propinas para a compra de vacinas em meio a milhares de mortos em uma pandemia se esquecem que a corrupção que envolveu obras em SP até a Alstom foi investigada pela justiça e os envolvidos foram punidos. Bem diferente deste governo federal que por incompetência mal consegue viabilizar o people mover em Guarulhos e afasta membros da PF para varrer suas rachadinhas para debaixo do tapete. Só rindo que os paulistas vão votar no genocida federal, com sua curriola de militares incompetentes e corruptos e por uma ala evangelica comparável ao Taleban.
kkkkkk, isso direitalha, briguem até se matar!
kkkk, o teu psdb vadiando há 30 anos em SP e a culpa é da “quadrilha petista”! Assessoria tukana sempre se esquivando da responsabilidade!
Doriana ganha mais nada nem pra sindico.
Olha aí o esquerdinha fracassado defensor de uma quadrilha política que foi parar quase toda na cadeia. De uma “presidenta” tão maluca quanto o bozonaro e que derrubou a economia em quase 4%, praticamente a mesma queda econômica da pandemia. De um pretenso candidato à presidente que não passa de um velho bêbado que defende regimes totalitários e a regulamentação da imprensa. E que acha que a quadrilha petista no poder vai resolver sua vidinha de periferia. Coitado… só rindo… enquanto isto nosso estado possui a melhor infraestrutura do país, cada vez mais nos últimos 30 anos. A quadrilha petista virou fumaça no ABC Paulista, de tanta roubalheira e até um prefeito foi morto por isto. Agora, os candidatos do PSDB ganham no primeiro turno. Por que será hein, comedor de pão com mortadela?