O governo do estado de São Paulo se prepara para publicar o edital de licitação para concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, hoje operadas pela CPTM, na semana que vem, ou seja, o final do mês de novembro.
A informação, obtida pelo site, segue em linha com o plano da gestão estadual de lançar o projeto ainda neste mês. Reforça esse fato a publicação do decreto que estabelece as condições do certame e que ocorreu no dia 14.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) já sinalizou que o leilão deverá ocorrer no final de março, provavelmente no dia 27, na B3. Portanto, serão quatro meses para análise do edital.
Mais 22,6 km de trilhos
Chamada de “Lote Alto Tietê” por atender municípios da região, a concessão prevê investimentos de R$ 13,3 bilhões e terá duração de 25 anos, cinco a menos que o plano original.
O motivo envolve a frota de trens, cuja vida útil acabaria exigindo uma nova encomenda no final da concessão. Com um período menor, esse investimento não será obrigatório.
O plano de investimentos é bastante amplo e prevê reformas de estações e também a construção de novas paradas como Bom Retiro e a extensão leste da Linha 13 até Bonsucesso.
Toda a infraestrutura dos três ramais terá de ser atualizada e melhorada, incluindo a eliminação das críticas passagens de nível, que atrapalham a operação.
A previsão é que a concessão entregue mais 22,6 km de vias e que chegue à 2040 transportando 1,3 milhão de passageiros por dia.
Ao menos três concorrentes
Dez novas estações serão implantadas, sendo duas delas (Penha e Gabriela Mistral) sob responsabilidade do Metrô.
Tudo indica que o leilão atrairá grandes grupos empresariais. Segundo o jornal Valor, a CCR, o Comporte em parceria com a CRRC, e um novo player formado pela Transdev, Perfin e construtoras, estariam entre os participantes.
Todos eles participaram das sondagens de mercado, além de bancos como Itaú, Bradesco, Patria, BTG Pactual e BPN Paribas.
Parei em ”CCR”
Sem comnetários…
Óbvio que o fim da CPTM com o Dilapidador de Freitas iria acontecer cedo ou mais tarde. Esse caras só não concedem a própria mãe para os amiguinhos por que não podem.