A retomada da operação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô pode ocorrer de uma forma inusitada, com a liberação das catracas para o acesso dos passageiros. A condição foi aceita pelo presidente da companhia, Paulo Menezes, em carta enviada ao Sindicato dos Metroviários no início da manhã desta quinta-feira, 23, mas com a concidção de que 100% dos funcionários voltem ao trabalho.
Os quatro ramais metroviários estão fechados desde a madrugada após a entidade decidir em assembléia pela greve. Os trabalhadores da empresa pleiteiam o pagamento de abonos como parte da participação nos resultados do Metrô nos últimos anos.
A liberação das catracas foi autorizada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) como alternativa para evitar a paralisação. Trata-se de uma alternativa que não foi aceita pelo governo do estado em greves anteriores.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Considerando a deliberação da categoria, a Companhia informa que liberará as catracas”, disse Menezes. “Para tanto, solicita o retorno imediato de 100% da categoria com a retomada plena das atividades com a maior brevidade para minimizarmos os transtornos oriundos da paralisação”, acrescentou o executivo.
Em nota à imprensa, o Metrô de São Paulo confirmou a proposta de liberar o acesso às linhas, mas lamentou a situação. “A liberação deve gerar prejuízo dificultando ainda a saúde financeira da empresa. A Companhia reforça que tentou todas as formas de negociação, inclusive com a concessão de benefícios como o pagamento de progressões salariais. A empresa também cumpre integralmente com o acordo coletivo de trabalho e as leis trabalhistas.”
Vocês estão levando a sério essa piada?!
Deixa eu ver se entendi: reclamam que a CCR recebe 6 reais por passageiro na L4 e a CMSP 4,40 e ainda tem que fechar a conta com subsídio, mas agora vai receber 0,00 por causa da greve, parece que estão querendo acabar com a CMSP mesmo.
E o sindicato está querendo receber participação nos lucros, em um empresa que só dá prejuízo, e todo mês o buraco é fechado com subsídio.
Transporte público é serviço básico não tem que dar lucro, uma linha ser deficitária não é motivo pra fechar ela, infelizmente o sindicato não pode prostestar pela privatização de toda a malha por que seria mais do que necessário protestar por isso
E porquê o TRT julgou como legal a greve? Alguma coisa está errada nessa história.
pra min o sindicato está empurrando essa greve ai so pra tumultuar sinceramente deveriam começar a mandar embora justa causa e renovar os empregados tá dificil viu
Isso torna mais claro que as outras linhas por questão de tempos devem e serão privatizadas. Tentem fazer greve com uma empresa privada a resposta clara se segue… RUA.
Passou da hora de privatizar tudo. Mandem embora este bando de faz nada que aí está. Vão pedir emprego na porta do sindicato.