Em janeiro de 2025, se a promessa for cumprida, será possível vislumbrar uma cena há muito tempo esperada na Zona Sul de São Paulo.
Será nesse mês que o primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro começará a circular em testes nas vias operacionais, ou seja, onde estão as estações do ramal.
A previsão foi feita pelo governo do estado durante visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Pátio Água Espraiada, nesta terça-feira, 1º de outubro.
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“Em janeiro colocaremos em funcionamento esse primeiro trem para iniciarmos nossos testes. Nos comprometemos a retomar obras paradas, e vamos entregar isso para a população. Quanto mais interligado o sistema estiver, mais passageiros poderemos atender, proporcionando assim uma melhoria na mobilidade”, disse o governador.
Tarcísio foi conferir o N01, composição fabricada pela BYD SkyRail que chegou ao país vinda da China em junho.
O trem de cinco carros foi desembarcado no pátio ainda em construção em 8 de setembro e nas últimas semanas o pessoal da fabricante e do Metrô finalizava sua montagem no Bloco A.
Segundo o governo, a fase de testes prevê verificar a funcionalidade e desempenho de equipamentos, sistemas elétricos e de segurança, entre outros.
Também será feita a circulação do trem em baixa velocidade e operação de engate entre os trens – até o final do ano uma segunda unidade chegará ao Brasil, das 14 em produção.
Solavancos se repetirão na Linha 17?
Os testes na via operacional também serão um momento oportuno para conhecer o sistema de baterias de tração, uma novidade da BYD. Com ele o trem poderá se deslocar em caso de queda de energia na rede.
Além disso, uma questão que está no ar desde a estreia do monotrilho da Linha 15-Prata será respondida: afinal os solavancos sentidos na viagem pelo ramal da Zona Leste se repetirão na Linha 17-Ouro?
Vale lembrar que as vigas-guia dos dois ramais são diferentes tanto em espessura como acabamento. Além disso, o trem da BYD possui um sistema pneumático de suspensão enquanto o modelo da Alstom (Bombardier) não.
Portanto, será uma boa oportunidade para desmitificar mais algumas lendas negativas a respeito do monotrilho.
Boa notícia.
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