Em Nova York, Tarcísio deve apresentar concessão das linhas 11, 12 e 13 para investidores

Governador do estado viajou para a cidade dos EUA nesta segunda-feira para mais uma missão internacional focada em apresentar oportunidades de investimentos, entre elas o repasse dos ramais da CPTM
Trem na Linha 11-Coral
Trem na Linha 11-Coral (Jean Carlos)

Depois de viagens para a China e Europa, o governo do estado de São Paulo iniciou uma nova “missão” em busca de investidores para os projetos da atual gestão.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a nova tour que tem como destino Nova York, nos EUA. Lá, ao que tudo indica, ele apresentará o projeto de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, operadas pela CPTM.

Segundo o governo serão 18 projetos entre 44 que estão previstos para serem leiloados até 2026, quando finda o mandato de Tarcísio. Entre as reuniões estão um encontro com membros da XP Investments e reuniões com investidores organizadas pelo Banco Santander e Bank of America.

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A concessão dos três ramais que operam na região leste da Grande São Paulo foi anunciada meses atrás e a Secretaria de Parcerias em Investimentos mantém um cronograma bastante otimista para o projeto.

Segundo a pasta, o pacote, orçado em R$ 10 bilhões, deverá ter a primeira audiência pública neste semestre (Tarcísio chegou a apontar que o evento ocorreria em maio).

Raio-X da concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Raio-X da concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade (SPI)

O edital de concessão pode ser lançado no 3º trimestre e o leilão, no final deste ano, com assinatura do contrato em 2025.

No entanto, é pouco crível que essas metas sejam cumpridas. Embora o governo tenha obtido mais experiência com concessões de trens metropolitanos após leiloar as linhas 7, 8 e 9, há todo um período de estudos e discussão necessários para amadurecer o projeto.

Sendo assim, pensar que isso pode ser feito em apenas um ano soa bastante incomum.

A concessão das três linhas em conjunto foi revelada com exclusividade pelo MetrôCPTM em junho de 2021, quando a CCR apresentou um pedido ao governo para avaliar essa possibilidade.

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12 comments
  1. Expectativa: buscar investidores.
    Realidade: governo banca praticamente todo o investimento e garante o lucro do concessionário.

    Quando que alguém fará algo contra isso?

    1. Infelizmente são poucas as vozes contra esse crime. Muitos dos que usam ou não tem ideia do que pode acontecer ou mesmo nem sabem da concessão. Quando da concessão das linhas 8 e 9 muitos usuários ficaram felizes achando que seria uma nova L4, mas agora sofre. diariamente com falhas absurdas.

  2. Não faz o menor sentido o governo de São Paulo conceder as linhas, haja vista o já conhecido sistema de repasses e contraprestações favorecerem sobremaneira as concessionárias, como um seguro a eventuais prejuízos, onerando terrivelmente os cofres públicos.
    Vide os atuais contratos de concessão no sistema metroferroviário que já pagaram bilhões em reequilíbrio econômico-financeiro.
    A continuar assim, o Estado de São Paulo estará inviabilizado economicamente num futuro próximo de tantas contraprestações que hoje não existem mas existirão forçando, com certeza, o repasse de custos aos cidadãos tornando, possivelmente, o Estado mais caro do Brasil em tarifas públicas.

  3. Minha visão de leilão no brasil, nós últimos anos mudou completamente. Antes achava que leilão aparecia vários Interessados. Hoje em dia , vendo todas essas concessões de estatais avaliadas em milhões e sendo arrematadas a preço de banana.

    1. Só desinformados defendem iniciativa privada achando que a mesma vai investir como uma empresa pública. Empresas privadas existem para repassar lucro para os acionistas. Olhemos para a concessão SUPERVIA e CEDAE do Rio de Janeiro, cujo valor arrecadado já foi totalmente pulverizado e que padecem e agonizam como exemplos de fracasso!
      A CPTM tem demonstrado ser uma empresa séria e capaz de deixar o transporte ferroviário metropolitano competitivo, como é na Alemanha com a estatal DB, na Espanha com a estatal RENFE, na França com a estatal SNCF, na Suíça com a estatal ŌBB, em Portugal com a estatal CP, nos EUA com a estatal AMTRAK.
      Até na Europa e EUA os trens de metropolitanos são estatais. incluindo o famoso trem de longa distância, o Eurostar.
      E transporte público é um serviço essencial e monopolista. Jamais deveriam ser concebidos para dar lucro, pois os mais pobres e carentes dependem de dele.
      Quando fazem as concessões propagam que será uma evolução para diminuir a dependência do Estado, porém na prática se trata de uma falácia, e quando conseguem o primeiro ato é diminuir o número de técnicos e rebaixar salários, e contratam diretores oriundos do Metrô e CPTM pagando altas renumerações. Este Tarcísio nunca teve vínculo com SP que por conta do confronto com Dória e a mando do golpista forjou um atestado de residência em SJC e nem sabia seu local de votação, está entregando o patrimônio de São Paulo, Metrô, CPTM, Sabesp, Aeroportos…

      1. O Leoni não conseguiu citar uma única estatal no Rio de Janeiro que deu certo.

        Em São Paulo só citou a CPTM e ignorou o Metrô, demonstrando total desconhecimento da realidade.

        A CPTM é tão “séria” que recebeu R$ 20 bilhões em 30 anos e não conseguiu atingir nenhuma meta de qualidade estipulada pela própria empresa (intervalos de 3 minutos no pico, todas as estações acessíveis, frota suficiente para operação de todas as linhas, capacidade energética, etc).

        1. o Ivo sempre cita que a CPTM recebeu 20 bilhões e não fez nada.

          explica pra nós então: vc está afirmando que o atual CEO da viamobilidade, que na época era diretor da CPTM, não fez o seu trabalho direito e agora na viamobilidade ele vai fazer?

          sobre o RJ, me fala uma concessão que deu certo?

          1. Ele vai responder a mesma FALÁCIAS dos defensores de privatiza tudo – linha amarela, a linha curta de apenas 12 km…kkkkkk

  4. Mas o homem só sabe vender a coisa pública! Afff, esse Tarcísio veio pra SP pra dar o Estado pro primeiro que pegar mesmo!

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