Em novo revés para a segurança do Metrô, homem “surfa” no teto de um trem da Linha 1-Azul

Vídeo que mostra pessoa andando sobre os vagões viralizou nas redes nesta quinta-feira. Metrô diz que está analisando caso
Homem viaja no teto de trem da Linha 1-Azul (Reprodução)

Uma cena comum nos anos 80 surpreendeu pessoas que estavam na Avenida Cruzeiro do Sul nesta semana. Um homem foi visto “surfando” nos vagões de um trem da Linha 1-Azul do Metrô, entre as estações Carandiru e Santana. O episódio foi gravado em vídeo que circulou nas redes sociais nesta quinta-feira, 15 (veja abaixo).

Os trens viajam no trecho em velocidade elevada, mas o risco de queda não parecia preocupar o indivíduo, cujo paradeiro não se sabe. Em nota, o Metrô afirmou que “repudia esse tipo de ação que coloca vidas em risco. A Companhia levantou as imagens do ocorrido e vai abrir boletim de ocorrência para apuração”.

O episódio ocorreu próximo à publicação de um passageiro da Linha 8-Diamante viajando entre os vagões de um trem operado pela ViaMobilidade. A concessionária também lamentou o fato e que também está analisando imagens do circuito interno para entender o ocorrido.

“Qualquer ato de vandalismo como esse pode ser comunicado a um funcionário para a adoção das medidas de segurança”, acrescentou o Metrô.

Ocorrências próximas às eleições

O relato de furtos, roubos e incidentes têm ocorrido em grande volume a poucas semanas das eleições estaduais. Casos de violência dentro das estações do Metrô eram bastante raros até então. Muitos deles ocorriam nas proximidades dos acessos, com pessoas buscando o interior das linhas por conta justamente da presença de seguranças. O Sindicato dos Metroviários, no entanto, acusa a companhia de reduzir funcionários dentro das paradas, o que teria permitido a atuação de quadrilhas.

Já o “surfe ferroviário” praticamente desapareceu do sistema sobre trilhos com a modernização das linhas e o uso de circuitos de imagens internas. Na época, esses episódios acabavam potencializados pela gestão deficiente de empresas como a CBTU, somados aos trens mal conservados a um serviço que não conseguia dar conta da demanda, mesmo bem inferior à atual.

Jovens nos anos 80 “surfando” no teto de trens da CBTU (Rperodução/YT)

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
11 comments
  1. Parabéns a segurança do metrô que nunca está presente quando se precisa, nem mesmo pra coibir os pula-catracas nas estações.

  2. em relação a segurança, o metrô está abaixo da CPTM. não possui seguranças, não possui agentes de estação.

    a coisa já está degringolando faz tempo.

    na estação da luz e do brás, no lado do metrô, o pessoal vende e pede dinheiro na plataforma. virou um camelódromo.

    isso é obra do descaso do governo do PSDB com o transporte público.

    metrô sempre foi referencia para tudo. hoje está largado.

    esse governo consegue estragar tudo que põe a mão, é um rei midas ao contrário.

  3. É uma vergonha para a segurança do metrô isso ter ocorrido. Isso só mostra que os seguranças do metrô são bons em bater em ambulantes e mendigos, mas são horríveis para dar segurança as passageiros.

    1. O Metrô a anos funciona no limite com poucos funcionários e risíveis sinais de novas contratações pra dar um alívio aos sobrecarregados profissionais.

      Coibir o comércio irregular é algo previsto em LEI, pare de marginalizar o trabalhador de carteira assinada, porque se tiver ambulantes no sistema que se cumpra a lei vigente do estado ou país, vitimismo é uma praga nesse país, onde defender o óbvio se torna uma decisão errônea.

      A anos o governo do estado comandado pelo PSDB tenta acabar com a imagem do Metrô e CPTM para criar essas concessões e gerir um monopólio onde o estado fornecerá bilhões em subsídios e “equilíbrio de receita” as empresas que deveriam aliviar os cofres públicos.

      Tira-se do contribuinte e paga-se o amiguinho acionista quase AGIOTA.

      Lamentável o também ocorrido na Linha 8-Diamante, que apesar de ser uma linha privada também sofre com escassez de funcionários. A CCR já paga salários tão baixos e mesmo assim economiza com mão de obra para fiscalizar essas bizarrices. É o fim!

  4. E ainda tem gente que defende esse governador, um monte de gente comprada com 100 reais pra falar Rodrigo Garcia governador no horário dele e puxar saco de um professor Pardal todo perdido que não tem competência nenhuma pra administrar o estado e vive repetindo a mesma coisa que nem papagaio igual os puxa sacos da Bolsadoria nas eleições passada , esse maluco aí é o retrato do PSDB mais uma tucanicie pra conta.

  5. Certamente os seguranças do metro estariam como sempre com a cabeça enfiada no celular pois é o unico que fazem…lamentavel

  6. Parabéns Oliveira jamais iremos acabar com os maus elementos, impossível um segurança para cada pessoa que circula no metrô. Se o cara morre a família aínda quer indenização pelo acontecido.

  7. gente , acordem aconteceu na linha AZUL,que sempre foi uma das linhas cheias de problemas, mas antes minimizados ,com o desgoverno do PSDB, piorou, isto antes acontecia na ZONA LESTE , ai repito os governos anteriores fizeram estações melhores que na linha AZUL, porem tem se cuidar , não só anunciar que vai acontecer façam acontecer. SÃO PAULO MERECE RESPEITO

  8. Absolutamente irreal a maioria dos comentarios responsabilizar a segurança do Metro por este lazarento estar em cima d uma composiçao da linha Norte em Santana. Evidente q deve haver segurança em toda a rede metroviaria, mas é totalmente impossivel policiar cada individuo em todos os setores. No caso desse cabeçudu acredito q a segurança deve punilo d forma exemplar, tipo deixando-o ficar em cima do vagao em TODA A EXPENSAO DA LINHA AZUL, ou seja d Norte a Sul o elemento deve permanecer d pé usufruindo a beleza da regiao norte e sul d SPaulo.

Comments are closed.

Previous Post

Mudanças da Linha 12 em Calmon Viana incluíram preservação do “castelinho”

Next Post

Metrô e CPTM liberam integração em Tatuapé e Itaquera durante todo o sábado

Related Posts