Para Bernardo Figueiredo, CEO da empresa TAV Brasil, o trem bala entre São Paulo e Rio de Janeiro poderá ficar pronto já em 2032.
O projeto de trem de alta velocidade, orçado em R$ 60 bilhões, ainda está em meio aos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, mas o executivo acredita que o serviço possa começar em apenas sete anos.
Trata-se de uma previsão que coloca o trem bala apenas um ano após a estreia do TIC Eixo Norte, trem de média velocidade entre São Paulo e Campinas.
Detalhe é que o serviço paulista já está com contrato assinado e obras para serem iniciadas em 2026, com prazo de conclusão de cinco anos.
Figueiredo forneceu a previsão em entrevista à revista Exame, onde também citou um preço de R$ 500 para a viagem de ida entre São Paulo e Rio.

O trem bala deverá ter 417 km de extensão e 4 estações – São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro – e realizar a viagem em 105 minutos.
Vale observar que uma viagem de avião entre as duas capitais costuma ser mais barata e com tempo menor.
Os locais exatos, no entanto, ainda dependem de negociações, mas a ideia é que Rio e São Paulo tenham estações centrais a fim de revitalizar essas regiões.
Empresas chinesas, espanholas e fundos árabes
A TAV Brasil, que foi autorizada pelo governo federal a construir e explorar o projeto pelo período de 99 anos em 2023, busca agora por investidores dispostos a bancar o custo do projeto.
Após concluir os estudos, a empresa pretende pleitear as licenças necessárias para então começar as obras.

Como a empresa não tem capital suficiente para o investimento, estão ocorrendo conversas com grupos chineses, espanhóis e fundos árabes para buscar os recursos necessários tanto para implantação quanto operação.
A ideia é oferecer como atrativo a possibilidade de desenvolver projetos comerciais no entorno das estações, disse Figueiredo.
A despeito do otimismo, restam ainda muitas questões complexas como aspectos técnicos e jurídicos que precisam ser vencidos antes que os trabalhos de fato possam começar.
“Vale observar que uma viagem de avião entre as duas capitais costuma ser mais barata e com tempo menor.”
lendo este trecho deste artigo, alguém acha que este projeto vai dar certo? fica o questionamento.
Viagem de avião tem tempo de deslocamento até o aeroporto, antecedência que precisa chegar, embarque demorado… somando tudo isso, acaba ficando mais demorada.
Se Campinas/São Paulo que é 3 fez menor e vai aproveitar o que tem infraestrutura nem começou.
Eu não sei que mente mais O Lula ou Tarcísio.
Neste caso, a empresa mesmo.
Sua mensagem é incompreensível. De qualquer maneira, não se trata nem do Governo Estadual, nem do Federal. É uma obra tocada integralmente pela iniciativa privada.
Se vai prosperar ou não, o tempo irá nos dizer.
Num aeroporto precisa-se chegar muito tempo antes do embarque. Se o embarque nesse trem SP-RJ for igual ao dos trens da Europa (exceto Eurostar), vc chega 1 minuto antes e embarca. Não tem preço. E se as estações forem em áreas centrais (como em Paris, Roma, Zurique, por exemplo), aí fica extremamente interessante.
O maior problema mesmo é a localização das estações… a TAV Brasil quer construir a estação São Paulo sendo em Pirituba, muito longe do centro, e a estação Rio de Janeiro sendo lááááá em Santa Cruz, quatro vezes mais longe do Rio de Janeiro do que o Galeão
As estações me parecem muito afastadas dos centros urbanos de SP e do RJ. Não sei se fica tão atrativo, mesmo tendo conexão com a malha metroferroviaria
Esse CEO deve ter vindo da supervia kkkkkkk O cara nao sabe do que esta falando e não conhece o pais aonde o trem bala vai ser implantado. Completamente alienado.
Passagem de ida para o RJ á um custo de 500 reais?
Indo de avião saindo de Congonhas ou Cumbica paga-se muito mais barato, sem contar com as infinidades de empresas de ônibus que oferecem um preço ainda mais em conta.
Já deu pra perceber que este projeto será para o benefício de uma pequena parcela da população!
Se for isso mesmo,. esquece, não vai acontecer.
Para transporte ferroviário intermunicipal funcionar bem precisamos de uma linha tronco subterrânea em São Paulo, vindo da região da Berrini, passando pelo Itaim, avenida Paulista, aeroporto de Guarulhos. Um custo bilionário, completamente inviável para realidade do país.
Não serão 4 estações e sim 9. Terá quatro estações principais: São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro. Essas estações serão implantadas primeiro. Conforme a demanda for se expandindo, terá mais cinco estações: Guarulhos, Jacareí, Taubaté, Aparecida e Resende.
Outros pontos já adiantados junto a ANTT, discutidos em audiência pública é que terá uma pista de testes em Taubaté e a estação central de manutenção ficará em alguma área entre Jacareí e Taubaté.
A questão é a viabilidade financeira de implantação. E me chamou a atenção o valor da tarifa. Me parece excessivo, diante do custo da passagem numa ponte aérea Rio-SP. Até mesmo numa comparação com a atual rota que existe entre o Aeroporto de São José dos Campos e o Galeão, conectando o Vale do Paraíba com outros destinos no país, deixaria de ser atrativa em prol do trem-bala.
Essa equação de custos precisa ser revista, embora o aumento no número de estações e o potencial aumento no número de usuários, ajude a reduzir o valor da tarifa.
Deixe sua risada aqui ! 500 reais no trecho Pirituba – Santa Cruz.
Aí, chegando em no extremo da zona oeste da cidade, a 50 km do centro do Rio, vc pode pegar um voo de Jacarepaguá até o Santos Dumont para chegar no centro do Rio !
Ler essa matéria foi mais divertido do que qualquer programa humorístico!
Dia 30 de fevereiro de 2032
Galera…isso aí é 1-7-1 !!!
É um mero projetinho de fachada, para alavancar outros interesses e até mesmo para tentar seduzir futuras verbas públicas federais. Isso tem cara de chamariz a serviço de uma mega jogada de especulação imobiliária.
É tudo “grupo”!!!
Fazer uma mega estrutura dessas com 450 km, a partir do zero, e em menos de sete anos???
Uma linha de Metrô com 20 km, e com o seu projeto já amadurecido, demora bem mais do que isso!!!
A duplicação da Dutra na Serra das Araras, está demorando quase isso!!!
Fundos Árabes anônimos entrando com a grana???
Me lembro de pelo menos dois “empresarios” que cantaram essa mesma bola, antes de falirem os seus “empreendimentos” e deixarem um bilionário rastro de calotes para trás.
Chineses e Espanhóis???
Primeiro vai ter que mostrar o dinheiro a eles!!!
E qual dinheiro? O dos misteriosos “fundos àrabes”?
Essa conversa não faz nem boi dormir!!!
Resumindo tudo ema única expressão bem carioca: Caô!