Aguardado há mais de dois anos, o financiamento de US$ 550 milhões que o governo de São Paulo receberá da Corporação Andina de Fomento (CAF) para as obras da Linha 2-Verde finalmente foi aprovado pelo Senado Federal nesta quarta-feira, 4. O valor, equivalente a cerca de R$ 3 bilhões, será usado para levar a Linha 2 até Penha, com mais 8 km e oito estações.
O governo paulista havia solicitado o empréstimo à entidade sul-americana em 2020, mas mesmo com o aval da CAF, a contratação dependia da autorização por parte do Cofiex, órgão do Tesouro Nacional que analisa se os entes da União têm condições de assumir dívidas como essa.
A comissão aprovou o financiamento no final de 2020, mas o processo ficou parado por vários meses aguardando assinatura até que o governo Bolsonaro enviou um projeto de lei para o Senado em julho. O assunto foi analisado na manhã de ontem pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e logo aprovado. A matéria então foi encaminhada com urgência para o plenário, onde também foi aprovada.
A demora em liberar o dinheiro foi motivo de críticas por integrantes do governo paulista, que chegaram a apontar ingerência política no órgão técnico. Com o aval do Senado, a assinatura com a CAF será encaminhada e com isso, os recursos devem chegar aos cofres estaduais nos próximos anos, o que permitirá que as obras não percam ritmo.
O Metrô de São Paulo, responsável pelo projeto, está prestes a lançar a licitação de aquisição de 44 novos trens, parte deles a ser usada na Linha 2-Verde.
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O que faz uma eleição.
Uma dúvida: a linha 6 ainda depende disso também? Se algum leitor puder responder agradeço!
A linha 6 obteve hoje do BNDES o financiamento 6.9 bilhões. A acciona afirmou que agora tem 100% do valor da obra.
Alguém poderia confirmar que o valor da obra agora é de 18 bilhões? Na reportagem aparece isso.
7.9 bilhões deverá ser custeado pelo estado na linha 6 laranja.
Linha 6 totalmente privatizada. Inclusive a construção.
Obrigado pessoal!