Este site publicou em primeira mão no dia 4 de maio informações que constam de um relatório da LinhaUni, concessionária responsável pela construção e operação da Linha 6-Laranja.
Trata-se de um documento anual voltado ao mercado financeiro em que a empresa detalha números e também informa a investidores a situação da concessão e das obras de implantação.
Embora o número mágico do “acréscimo de 1.096 dias” no prazo da obra fosse tentador, optamos por evitá-lo porque envolvia mais uma previsão protocolar já que no mesmo parágrafo a LinhaUni explica que está realizando estudos para agilizar e reduzir o tempo de atraso ao modificar métodos de construção.
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“O estudo, que ainda não foi finalizado, mas irá reduzir o tempo e impactará na redução dos valores de indenizações e custos adicionais da obra tanto a construtora [Acciona, sócia da LinhaUni] como a concessionária”, diz o trecho do relatório.
O fato revelado pelo texto é que a empresa pleiteava um ressarcimento em virtude de problemas geológicos não previstos nos estudos de geologia feitos para o edital de licitação.
“1.096 dias”
Os jornais Folha, Estadão e a TV Globo somente três semanas depois “descobriram” o assunto, como se vê na publicação quase simultânea de artigos semelhantes nesta segunda-feira, 27.
Em comum, evidenciaram o hipotético atraso de três anos (1.096 dias) informado no relatório, mas minimizaram o efeito das mudanças técnicas implementadas na obra e que podem ser notadas em vários canteiros. Um exemplo? A opção pela escavação em Vala a Céu Aberto (VCA) invertido, uma técnica que acelera a construção.
A grande mídia também não ponderou que os três anos citados já foram parcialmente absorvidos há algum tempo quando o governo revelou novas previsões de abertura em 2026 e 2027.
A LinhaUni assinou contrato com o governo do estado para assumir a Linha 6-Laranja em julho de 2020, no lugar da Move São Paulo, que havia vencido o leilão em 2013.
No aditivo ratificado, o prazo de construção da obra é de no máximo cinco anos a partir da assinatura da ordem de serviço, que ocorreu no 4º trimestre de 2020. Portanto, o ramal deveria iniciar operação no final de 2025.
Os imprevistos encontrados no projeto logo surgiram como no alagamento de túneis escavados pelo tatuzão sul em fevereiro de 2022 e nas falhas geológicas existentes em algumas regiões.
A Acciona mudou estratégias para evitar problemas como ocorreu com a escavação de dois poços ao norte do VSE Tietê, de onde partiu do tatuzão norte.
Ainda assim há dificuldades de várias origens como se viu na forma como o tatuzão chegou à estação Itaberaba ou na polêmica sobre os artefatos arqueológicos encontrados no canteiro da estação 14 Bis.
Atraso é prejuízo para parceiro privado e público
Em outras palavras, cravar um atraso exato de três anos não é previsão técnica e sim um cálculo financeiro já que uma parceria público-privada passa por revisões constantes de prazos, avanço dos trabalhos e pagamentos.
É disso que se tratam os 1.096 dias e não uma constatação precisa de que a Linha 6-Laranja ficará pronta apenas em 2028.
O governo segue afirmando que a primeira etapa, entre Brasilândia e SESC-Pompeia, deverá abrir em 2026, ficando o restante para 2027. Será isso de fato? Difícil saber.
Há várias etapas críticas pelo caminho como a conclusão da escavações dos túneis, a implantação de sistemas, entregas de trens e testes operacionais, para citar algumas etapas.
O que precisa ser lembrado é que a modelagem do contrato de concessão é diferente de uma contratação convencional como nos lotes da expansão da Linha 2-Verde do Metrô.
Um atraso na entrega traz prejuízo tanto ao governo quanto para a concessionária, que terá menos tempo para explorar o serviço. Não é à toa que os dois entes negociam mudanças constantes no desenvolvimento da obra a fim de evitar mais mudanças de prazo.
difícil achar uma cobertura séria e voltada aos fatos na grande mídia quando se trata de transporte público. felizmente temos sites como esse que demonstram preocupação em realmente pesquisar sobre o assunto antes de informar.
Amei a materia, simples assim.
Pega a informação que esta sendo disseminada de forma errada, arrumar, explica e ainda fala mais.
Incrivel!