Os primeiros documentos da concessão conjunta das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix trouxeram respostas a algumas perguntas que surgiram após declarações do prefeito de Santo André, Gilvan Filho.
A primeira delas é que, sim, a Linha 20-Rosa será estendida até a futura estação ABC (antiga parada Pirelli, hoje desativada). Isso porque um pátio de manutenção do ramal de metrô será construído ao norte da estação e ao lado do Auto Shopping Global em um enorme terreno vazio.
A solução, chamada de “Pátio Capuava”, seria uma alternativa à indisponibilidade do local original, o chamado Pátio Rhodia, que seria erguido próximo à estação Santo André.
Mas o terreno receberá um grande centro logístico, já em construção, como mostrou o MetrôCPTM.
Outra dúvida que foi respondida, ao menos parcialmente, é qual será o trajeto para levar a Linha 20 até essa região.
As plantas disponíveis nos documentos mostram que a via da Linha 20 chega do noroeste ao novo pátio em paralelo com a Linha 10-Turquesa. Ou seja, supostamente vindo de onde fica a estação Santo André.
Não é possível afirmar categoricamente que o traçado da Linha Rosa é esse já que as plantas não mostram todo o caminho, mas parece uma hipótese plausível, aproveitando uma faixa onde o ramal poderia ser implantado sem muitas implicações técnicas.
O que os documentos não esclareceram é onde ficaria uma estação da Linha 20 conectada às linhas 10 e 14. Os desenhos bastante simples não sugerem essa parada, aparentemente.
Plataforma do TIC para Santos
O que os desenhos revelam é que a estação ABC contará com uma plataforma reservada para o Trem Intercidades Eixo Sul, o TIC para Santos.
A área foi delimitada ao norte da futura estação mas como um empreendimento à parte.
Também não fica claro se o TIC Santos terá uma parada extra na região ou se ali seria seu terminal.
A conexão com a Linha 20, porém, seria um atrativo bastante grande para que os passageiros vindos da região sul da capital cheguem mais rápido ao trem regional.
Por enquanto, juntando com outras informações publicadas, o final de um TIC Santos que venha pelo ABC (e não pela Imigrantes ou Paralhereiros) seria no Brás.
A dúvida só é quais seriam as estações de parada do TIC na Grande SP: ABC e Brás ? ABC, Tamanduateí e Brás ? ABC, Tamanduateí, Pq. da Móoca e Brás ?
ABC e Brás por causa da velocidade do trem.
Única parte boa desse projeto que foi feito nas coxas. Todo esse powerpoint é um show de horrores: parte essencial como investimento contingente, plataformas e trens menores que as da L17 numa linha que tem o mesmo carregamento que a da L2, previsão de cruzamento rodoviário (ISSO MESMO!!!) pra L14, sem contar nessa pataquada de deixar só duas escadas rolantes na plataforma da L10 na estação ABC.
Isso tem muita cara de GESP querendo acabar as pressas com a CPTM + CCR sem dinheiro pra fazer o mínimo e o governo querendo doar a L10 pra cobrir o rombo que tá sendo as L8 e 9, mas pra não ficar muito na cara deixaram a L14 de qualquer jeito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Ainda bem que a L13 e a L15 foram feitas antes de conhecerem o VLT né? Porque se não veríamos essa pataquada de 4 vagões cruzando SP toda no meio dos carros