Estação Água Branca acelera e é a segunda mais adiantada da Linha 6-Laranja

Futura conexão com diversos ramais de trens passou Santa Marina e só está atrás de Perdizes. Veja ranking
Estação Água Branca em março de 2025
Estação Água Branca em março de 2025 (Linha Uni)

As obras da Linha 6-Laranja tiveram um avanço mais lento nos últimos dois meses, se comparado ao período entre dezembro de 2024 e fevereiro.

As informações foram divulgadas pela Linha Uni, concessionária responsável pelo ramal de Metrô, e compiladas pelo site.

Os dados trazem pela primeira vez o poço Almirante Marques Leão como em atividade, já com 44,68% das obras executadas – até então ele aparecia com 0%.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Inicialmente localizado entre as estações 14 Bis-Saracura e Bela Vista, ele foi deslocado para um ponto ao lado da segunda estação. Ou seja, os trabalhos já ocorriam há tempos, mas não eram registrados pela concessionária, pelo que se entende.

Avanço das estações da Linha 6 até abril de 2025 (Linha Uni)

A novidade no ranking de avanço das obras é Água Branca. A futura estação de interligação com diversas linhas de trens da malha sobre trilhos ultrapassou Santa Marina e agora é a segunda mais adiantada, com 75,36% de conclusão.

A estação Perdizes continua a ser a que está mais perto de ser finalizada, com 78,23%. Santa Marina, por sua vez, teve um pequeno avanço, de 0,24%, chegando a 72,67%.

Estação Brasilândia e o Tatuzão Norte sendo retirado (Linha Uni)

SESC-Pompéia é outra que ganhou ritmo, chegando a 63,16%. Todas elas fazem parte da primeira fase de abertura, prevista para outubro de 2026.

Na outra ponta, 14 Bis-Saracura não teve avanço entre fevereiro e abril, permanecendo com 14,59% dos trabalhos executados. Há a expectativa que as obras ganharão ritmo em breve, assim que as escavações arqueológicas e a retirada de artefatos e estruturas for concluída.

O novo VSE Felício dos Santos, onde o Tatuzão Sul chegou (Linha Uni)

Dois poços “Felício dos Santos”

Entre os canteiros de obras auxiliares, o SE Aquinos continua a ser o mais adiantado, com 82,15%. O Pátio Morro Grande experimentou uma grande evolução e agora é o segundo canteiro no ranking, com 80,64% de execução.

Dois outros poços chamam a atenção, o Sara de Souza, que acumula 18,71% de avanço desde dezembro, e o Felício dos Santos, com 20,22% em quatro meses.

Este último é o local onde Tatuzão Sul chegou em 5 de março, encerrando suas escavações. No entanto, a Linha Uni está trabalhando em dois locais diferentes que usam o mesmo nome.

O VSE Felício dos Santos original (Linha Uni)

O original, localizado na rua com o mesmo nome, teve um pequeno poço iniciado e então interrompido, mas há uma grua e alguma atividade sendo realizada, como mostra uma imagem da Linha Uni.

O novo VSE Felício dos Santos, por sua vez, traz outro poço em formato oval e que fica ao lado da rua Tamandaré. Como outra foto aérea da concessionária mostra, o poço ainda não atingiu sua cota de profundidade máxima, o que significaria que a tuneladora terminou de escavar e terá de esperar até o término da escavação para ser desmontada.

Total
0
Shares
3 comments
  1. Única grande falta da linha 6 laranja foi o abandono do projeto de uma estação na Vila Nova Cachoeirinha, isso se deve muito por falta de interesse político da região, infelizmente não veremos tão cedo essa expansão.

    1. Em tese, haverá, num futuro distante, uma linha saindo do Terminal Cachoeirinha sentido Pedro II, no que teria sido o projeto de uma finada linha de número 16 e deverá ter um outro número assim que for retomada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Trem da Linha 17-Ouro circula pelas vias

BYD prepara início de testes e comissionamento dos trens da Linha 17-Ouro

Next Post
Linha 20-Rosa

Mapeamento topográfico da Linha 20-Rosa tem contratos assinados

Related Posts