O último dos seis poços secantes da estação Aricanduva, da Linha 2-Verde, teve a laje de fundo concretada no sábado, 29.
Com isso, a base da imensa vala está perto de ficar pronta para receber a visita da tuneladora Cora Coralina, possivelmente em 2026.
O trabalho de concretagem é um dos mais complexos da obra por exigir que a injeção do material seja feita de forma ininterrupta.
O Metrô e o consórcio responsável, que reúne as empresas Agis, Cetenco e Acciona, realizaram outras concretagens nos últimos meses, uma delas que cobriu dois dois poços.

A estação foi construída na técnica de poços secantes circulares, de forma semelhante às estações Campo Belo e Brooklin, da Linha 5-Lilás.
Cada poço precisou de 2.000 m³ de concreto para ser preenchido.
Com isso, as quatro estações da segunda fase da extensão até Penha estão praticamente prontas para a passagem do tatuzão.

A máquina está no momento sendo arrastada para a posição de emboque na estação Orfanato e deve partir para a última etapa de escavação da primeira fase.
Serão 400 metros até o VSE Falchi Gianini, onde ela será desmontada e levada para a estação Penha.
Quando recomeçar a montagem dos túneis, Cora Coralina terá pela frente Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel, antes de chegar de volta ao Complexo Rapadura, sua parada final.
Onde foi citada a estação Oratório, é estação Orfanato, não?
Isso mesmo. É Orfanato.
O Ricardo se confundiu na redação do texto, rs.
“Culpa” do Metrô que coloca nome parecido em estação…rs
Já arrumei, obrigado!
Por favor a reportagem poderia explicar o porquê da tuneladora não seguir direto. O tempo que vai se perder para desmontar e depois montar, se seguisse direto acredito q ganharia tempo
Não entendo a fundo sobre isso. Mas acredito que não tem como arrastar a tuneladora de volta (do VSE Falchi Gianini até o Complexo Rapadura) pelos túneis já prontos/concretados por ela mesma.
Para ir direto, a escavação teria de ter começado pelo VSE Falchi Gianini, porém acharam melhor começar pelo Rapadura.
De qualquer modo, esse processo de desmontar e remontar a tuneladora não vai atrasar em nada a entrega das obras.
Será que só em 2026 é que a futura Estação Aricanduva vai receber a tuneladora?
Ela não vai voltar a escavar (no caso, a partir da Penha) ainda neste ano?
Isso que pensei tb. Aricanduva vai ser a primeira estação a receber o tatuzão após sair da Penha, imagino que dê pra ser neste ano ainda.
O trecho depois do Complexo Rapadura até Penha só vai ser inaugurado em 2027, então bem provável que no fim desse ano para o próximo a tuneladora chegue lá.