Estação Aricanduva conclui concretagem da laje de fundo

Quatro estações da fase 2 da extensão da Linha 2-Verde caminham para ficar prontas para receber o tatuzão
Concretagem do poço secante de Aricanduva
Concretagem do poço secante de Aricanduva (Reprodução)

O último dos seis poços secantes da estação Aricanduva, da Linha 2-Verde, teve a laje de fundo concretada no sábado, 29.

Com isso, a base da imensa vala está perto de ficar pronta para receber a visita da tuneladora Cora Coralina, possivelmente em 2026.

O trabalho de concretagem é um dos mais complexos da obra por exigir que a injeção do material seja feita de forma ininterrupta.

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O Metrô e o consórcio responsável, que reúne as empresas Agis, Cetenco e Acciona, realizaram outras concretagens nos últimos meses, uma delas que cobriu dois dois poços.

O último poço parcialmente concretado (Reprodução)

A estação foi construída na técnica de poços secantes circulares, de forma semelhante às estações Campo Belo e Brooklin, da Linha 5-Lilás.

Cada poço precisou de 2.000 m³ de concreto para ser preenchido.

Com isso, as quatro estações da segunda fase da extensão até Penha estão praticamente prontas para a passagem do tatuzão.

Estação Aricanduva em março de 2025 (ite)

A máquina está no momento sendo arrastada para a posição de emboque na estação Orfanato e deve partir para a última etapa de escavação da primeira fase.

Serão 400 metros até o VSE Falchi Gianini, onde ela será desmontada e levada para a estação Penha.

Quando recomeçar a montagem dos túneis, Cora Coralina terá pela frente Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel, antes de chegar de volta ao Complexo Rapadura, sua parada final.

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  1. Por favor a reportagem poderia explicar o porquê da tuneladora não seguir direto. O tempo que vai se perder para desmontar e depois montar, se seguisse direto acredito q ganharia tempo

    1. Não entendo a fundo sobre isso. Mas acredito que não tem como arrastar a tuneladora de volta (do VSE Falchi Gianini até o Complexo Rapadura) pelos túneis já prontos/concretados por ela mesma.

      Para ir direto, a escavação teria de ter começado pelo VSE Falchi Gianini, porém acharam melhor começar pelo Rapadura.

      De qualquer modo, esse processo de desmontar e remontar a tuneladora não vai atrasar em nada a entrega das obras.

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