A concessão das linhas da CPTM na zona leste da região metropolitana promete trazer uma série de melhorias nas estações. Calmon Viana será uma das paradas que passará por grandes transformações.
O Empreendimento EST 014 – Reforma da Estação Calmon Viana prevê em seu escopo uma série de melhorias, com destaque a um novo mezanino centralizado, nova passarela de acesso, escadas rolantes e elevadores.
A estação localizada no município de Poá tem um acesso principal pela Avenida Brasil. Sua área é de 4,4 mil m² e sua demanda é de 8,3 mil passageiros, sem contabilizar as transferências.
Obras
Assim como em todas as obras, estão previstas adequações nas calçadas e no sistema viário com o rebaixamento de guias e sinalização adequada. Vagas para embarque e desembarque de passageiros também estão previstas
A passarela pública existente hoje e que está em área livre da estação deverá ser completamente demolida. A proposta é de que uma nova passarela seja construída, se interligando diretamente com o novo mezanino da estação.
O acesso atual na Avenida Brasil será demolido. O novo acesso pela passarela contará com escada fixa, duas escadas rolantes e um elevador. Na porção norte uma rampa permitirá o acesso dos passageiros.
O principal destaque da estação será a construção de um mezanino centralizado com 622 m² de áreas onde estarão localizadas linhas de bloqueios, SSO e demais equipamentos.
Os elevadores existentes serão readequados. As escadas fixas que permitem a ligação entre as plataformas serão demolidas e reconstruídas.
Durante o período de obras a passarela estará interditada. Está prevista a criação de rampas provisórias na extremidade leste da estação que será interligada por meio de passagens em nível.
Todas as melhorias de acessibilidade e sinalização deverão estar contempladas no pacote de obras. A comunicação visual da estação será totalmente adequada ao novo padrão.
A edificação histórica, tombada pelos órgãos de preservação do patrimônio, deverá ser mantida. Contadores de passageiros entre as linhas 11-Coral e 12-Safira deverão ser implantados para quantificar o número de usuários da estação.
O bicicletário da estação será ampliado. Medidas para evitar a inundação do ambiente deverão ser providenciadas.
A concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações:
- EST 001 – Estação Barra Funda
- EST 002 – Estação Bom Retiro
- EST 003 – Estação Luz
- EST 004 – Estação Brás
- EST 005 – Estação Tatuapé
- EST 006 – Estação Itaquera
- EST 007 – Estação Dom Bosco (Excluida)
- EST 008 – Estação José Bonifácio (Excluida)
- EST 009 – Estação Guaianases
- EST 010 – Estação Lajeado
- EST 011 – Estação Antônio Gianetti Neto
- EST 012 – Estação Ferraz de Vasconcelos (Excluida)
- EST 013 – Estação Poá
De inde vieram essas informações?
Na matéria que li anterior a esta menciona que a vonvesaao foi adiada para o próximo trimestre e nesta não cita isso.
Quais as fontes para tal publicação?
Obrigada.