A Estação Capuava da Linha 10-Turquesa da CPTM deverá ser afetada pelo projeto da segregação sudeste da MRS. O projeto prevê que um novo acesso seja construído para eliminar as interferências com as novas vias de carga.
A Segregação Sudeste é o projeto da MRS Logística que visa a implantação de novas vias férreas exclusivas para o trânsito de trens de carga. Em algumas estações a implantação dessas novas vias vão requerer mudanças nas estações.
No caso da Estação Capuava as novas vias de carga não deverão interferir diretamente com o prédio da estação existente, eliminando intervenções de alta complexidade.
Entretanto, as vias, que deverão passar na porção norte da estação, deverão bloquear um dos acessos e o estacionamento de funcionários da CPTM.
A solução adotada em conjunto com a CPTM foi a implantação de uma nova passarela e um novo acesso. A construção do novo acesso deverá necessitar de desapropriações de imóveis locais.
A passarela por sua vez deverá fazer a ligação entre a Avenida Alberto Soares Sampaio e a estação passando pelas duas vias de carga que serão implantadas. O local foi escolhido como pátio de cruzamento de trens.
Os desenhos ainda mostram que a CPTM deverá realizar a implantação de uma nova via, tendo em vista o projeto do Trem Intercidades até Santos que ainda não possui uma diretriz definida.
O posicionamento da nova via, entretanto, é incompatível com o traçado do TIC que geralmente corre ao lado da via da MRS. Pode-se supor que, caso os trens entre São Paulo e Santos saiam do papel, a Estação Capuava deva passar por uma grande remodelação.
Veja também as adequações nas demais estações da Linha 10-Turquesa:
As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.
Alguém poderia me explicar se vai ser uma passarela como de Vila Sônia ou será parecida com Presidente Altino, se for a segunda opção é melhor nem fazer…
É interligada com a passarela atual então provavelmente é coberta
Nesta Estação Capuava é a única que é mostrada duas Linhas lado Norte nova singela da MRV que não interfere nas duas linhas da CPTM, diferente que ocorrera em Prefeito Saladino, Utinga, São Caetano, Ipiranga é mostrada uma Linha sendo que a via exclusiva para o Trem Intercidades até Santos mostrada no mapa da Estação de São Caetano é desnecessária e esta sendo tungada pois está em pleno uso pela CPTM, tratando-se de uma linha que a MRV quer se apossar e visa a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e sentido Rio Grande da Serra, e contrariando as falácias dos “planejadores” afeta e muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central ociosa que vai de Capuava até o Brás que redistribuiria fluxo da linha 2-Verde e futura Linha 14-Onix, esta sim já seria a via exclusiva para um possível Trem Intercidades até Santos portanto é mais um dos absurdos desta administração por conta deste imbróglio de concessões por múltiplas empresas diferentes na mesma região, Rumo Logística, MRV, CCR, CRRC e CPTM…
Quando fazem as concessões propagam que será uma evolução para diminuir a dependência do Estado, porém na prática se trata de uma falácia, e quando conseguem o primeiro ato é diminuir o número de técnicos e rebaixar salários, e contratam diretores oriundos do Metrô e CPTM pagando altíssimas renumerações. Este Tarcísio nunca teve vínculo com SP que por conta do confronto com Dória e a mando do fascista forjou um atestado de residência em SJC e nem sabia seu local de votação, está entregando o patrimônio de São Paulo, Metrô, CPTM, Sabesp, Aeroportos…