Estação Chácara do Jockey da Linha 4-Amarela tem projeto alterado após reivindicações

Acesso na região do parque foi alterado de local para suprimir menos vegetação. Área a ser desapropriada quase dobrou de tamanho
Estação Chácara do Jockey terá projeto alterado (Jean Carlos)
Estação Chácara do Jockey terá projeto alterado (Jean Carlos)

Após manifestações negativas da população local, a futura Estação Chácara do Jockey da Linha 4-Amarela teve seu projeto alterado. Uma das principais mudanças está relacionada à supressão vegetal na região do parque.

A ViaQuatro, operadora responsável pelo projeto, está na etapa de emissão da Licença de Instalação. A meta da empresa é obter aval da CETESB até março para iniciar as obras ainda no primeiro semestre.

A concessionária precisou atender à Requisição de Informações Complementares, da CETESB, com destaque para os questionamento 13 e 14 que versam sobre os estudos de alternativas com quadros comparativos com as opções de localização dos acessos da Estação Chácara do Jockey.

Nova área da Estação Chácara do Jockey (ViaQuatro)
Nova área da Estação Chácara do Jockey (ViaQuatro)

Projeto geral

Foram apresentadas cinco alternativas de traçado. A alternativa 1 era a original do Metrô, sendo essa descartada. A alternativa 2 foi a selecionada durante a apresentação da Licença Prévia que inclusive foi alvo de análise do site.

As alternativas 3, 4 e 5 apresentam algumas alterações mais simples em terrenos como a retirada de áreas na Estação Taboão da Serra (acesso sul) e mudanças simples no VSE 2.

No caso da Estação Chácara do Jockey, houve ampliação considerável das áreas a serem desapropriadas. O motivo é a mudança do método construtivo da estação.

Alternativas para a extensão da Linha 4 (ViaQuatro)
Alternativas para a extensão da Linha 4 (ViaQuatro)

A estação que seria construída originalmente através de um poço de acesso lateral e escavações em NATM será alterada para construção em VCA (Vala a Céu Aberto) com a abertura de cinco poços secantes. Este método é ideal em situações onde se encontram rochas durante a escavação.

O método adotado ampliará as desapropriações de 7,6 mil m² para mais de 14 mil m². As áreas passíveis de desapropriação estão entre as ruas Ministro Heitor Bastos Tigre e a rua Osiris Magalhães de Almeida, no lado voltado à avenida Professor Francisco Morato.

Nova área da Estação Chácara do Jockey (ViaQuatro)
Nova área da Estação Chácara do Jockey (ViaQuatro)

Novo acesso

Um dos itens de maior discussão foi a construção de um acesso dentro do Parque Chácara do Jockey. Foram adotadas três alternativas em relação à proposta original.

As alternativas 3 e 4 foram mais estudadas. A primeira previa a construção do acesso a 11 metros da pista de skate. Porém, a solução ocuparia mais espaço e teria maior interferência na vegetação, com 1.054 m² de áreas afetadas.

A alternativa 4 por sua vez trouxe uma solução melhor. Com área total de 1.187 m², o novo acesso reduz mais da metade da interferência vegetal em comparação a alternativa 3 e também tem menor impacto se comparado à versão anteriormente adotada. O impacto será de 461 m².

Alternativas para a extensão da Linha 4 -Áreas utilizadas (ViaQuatro)
Alternativas para a extensão da Linha 4 -Áreas utilizadas (ViaQuatro)

O novo acesso está localizado a 92 metros da pista de skate em terreno que pertence à Guarda Civil Metropolitana, fora dos domínios do parque.

A alternativa 5 contemplava a supressão do acesso oeste da estação. Esta possibilidade foi descartada por não ser vantajosa para a estação.

Alternativas de acesso para a Estação Chácara do Jockey (ViaQuatro)
Alternativas de acesso para a Estação Chácara do Jockey (ViaQuatro)

A previsão é que a ViaQuatro possa iniciar as obras no segundo trimestre de 2025.

Total
0
Shares
2 comments
  1. Eu moro bem na rua do acesso principal, Rua Francisco Marson, e achei esse novo projeto bem pior que o anterior! Vai desapropriar todo o comércio da avenida e virar uma praça deserta no estilo das estações da Linha 5!

    Sei que os comércios hoje não são qualificados, são de baixo padrão, mas o metrô induziria a transformação urbana com o tempo, só que dessa forma não vai ter como existir nenhum comércio mais voltado pra avenida!

    O mínimo que deveriam fazer é aproveitar a área superior dos poços secantes pra erguer áreas comerciais pra aluguel. Espero que como o projeto é da concessionária, que busca maximizar o seu lucro, que ela no mínimo considere isso no projeto externo da estação!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estação Varginha em dezembro de 2024

Linha 9-Esmeralda: Estação Varginha deve ser inaugurada na segunda, 27

Next Post
Estação Santo Amaro em janeiro de 2025 (iTechdrones)

Vídeo: obras da expansão da estação Santo Amaro evoluem em janeiro

Related Posts