A estação Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, bateu seu recorde passageiros nesta terça-feira, 15, de acordo com a ViaMobilidade, concessionária responsável pelo ramal.
Foram 98.489 pessoas utilizando a estação, volume que superou as 96.763 pessoas transportadas no último dia 8.
Ela ocupa o terceiro lugar no ranking de maior fluxo diário entre todas as estações da Linha 5-Lilás, ficando atrás apenas das estações Santo Amaro e Capão Redondo.
Neste mesmo dia, a Linha 5-Lilás transportou um total de 624.192 passageiros em suas 17 estações.
O crescimento expressivo começou a ser observado ap partir da última semana de julho de 2023, quando a estação passou a se destacar de forma consistente.
Desde então, ela tem superado a Estação Santa Cruz, que faz conexão com a Linha 1-Azul, do Metrô, tanto no volume de passageiros transportados em dias úteis quanto ao bater, em 4 de outubro de 2023, o recorde diário de movimentação até então registrado pela vizinha da Linha 5.
A estação Chácara Klabin conta com conexão com a Linha 2-Verde, do Metrô, que abre a possibilidade para seguir viagem para regiões como a Avenida Paulista ou a Zona Leste.
Muita gente usa ela apenas para evitar Santa Cruz. Não só você pega um trem vazio sentido Capão Redondo, como a transferência entre 2 e 5 é muito mais rápida e fácil de fazer.
Acho que a estação, junto com Santa Cruz, terá uma importância e função ainda maior quando a linha 5 se estender sentido zona leste/zona norte conectando outras linhas (Ipiranga-Bresser-Vila Maria)
Mas, nos planos futuros dessa “turma” que está aí no governo agora (que só olha pelo lado das concessionárias privadas, em vez de olhar para o usuário/passageiro do transporte), a L5 não aparece chegando à Estação Ipiranga nem daqui a 20 anos, o que dirá indo além disso…
A meu ver, a L5 deveria passar pela Estação Ipiranga e finalizar na futura Estação Orfanato da L2.
E isto deveria ser condição mínima obrigatória imprescindível para que a L2 avance para além da Penha.
Não é essa turma que não quer, é só que não decidiram o traçado, nos últimos mapas mudou bastante o traçado e estações propostas, é possível que só estejam reavaliando, pq a conexão com a L15 pelo menos é mto importante pra desafogar a L2