O Metrô de São Paulo anunciou neste fim de semana que as portas de plataforma da estação Chácara Klabin da Linha 5-Lilás passaram a operar de forma comercial, ou seja, durante o serviço normal.
Trata-se da nona estação do ramal a contar com o equipamento de segurança fornecido pela Bombardier. A primeira delas foi Adolfo Pinheiro em 2014, que conta com as PSDs desde sua inauguração.
A instalação em Chácara Klabin teve início em agosto do ano passado apenas. São exatos dois anos após a promessa do ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, que em outubro de 2018 previu que elas seriam inauguradas em março de 2019.
Uma das estações mais movimentadas da Linha 5, Klabin há chegou a receber mais de 80 mil usuários diários antes da pandemia.
O @metrosp_oficial entregou mais uma estação com porta de plataforma na linha 5-Lilás: Chácara Klabin!
— Secretaria dos Transportes Metropolitanos de SP (@stmsp_oficial) April 19, 2021
Esta é a nona estação que passa a contar com este importante dispositivo de segurança para os passageiros além de melhorar a operação! #metrosp #Linha5Lilas #transportepublico pic.twitter.com/Zvd4dhpZ2r
A estação era uma das cinco que foram prometidas pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, para entrega até março, mas apenas Moema foi de fato liberada. Faltam ainda Campo Belo, Largo Treze e Alto da Boa Vista, esta última que teve a instalação terminada há muito tempo, mas que até hoje segue sem ser entregue.
Enquanto isso, a Bombardier tem avançado na instalação das PSDs nas estações elevadas como Capão Redondo, que já conta com as fachadas quase finalizadas. A previsão do governo Doria é entregar as portas das 17 estações até o final de 2021.
Isso é segurança para o usuário. O que falta agora é sinal de celular.