As obras do People Mover do Aeroporto de Guarulhos se encaminham para o fim e atualmente se encontram na etapa de acabamento e testes e comissionamento de sistemas.
Um dos avanços mais recentes do sistema Aeromovel, que será usado para ligar o aeroporto à Linha 13-Jade da CPTM é a estação do Terminal 2.
Imagens dos últimos dias mostram que o local está quase finalizado, já com as portas de plataforma instaladas e a cobertura projetada montada e iluminação interna.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A estação deverá ser uma das mais movimentadas do People Mover, juntamente com a parada que leva ao ramal de trens metropolitanos.
O Terminal 2 de Guarulhos concentra a absoluta maioria dos voos domésticos além de alguns internacionais. É onde começou o aeroporto em 1985, na época apenas com o antigo Terminal 1 e seis anos depois com a adição do Terminal 2.
A GRU Airport, concessionária que adminstra o aeroporto, decidiu mudar a nomenclatura dos terminais, transformando os terminais 1 e 2 em apenas “Terminal 2”, enquanto o outrora Terminal 4 virou o Terminal 1 atual.
Além deles há o Terminal 3, inaugurado há cerca de 10 anos para a Copa do Mundo e que atende os voos de longo curso.
A solução encontrada para implantar a estação do Aeromovel no Terminal 2 foi a mais integrada ao chamado “Land Side”, ou seja, a parte do aeroporto aberta a qualquer visitante.
Os passageiros do People Mover embarcarão e desembarcarão no mezanino do terminal, em uma área em frente ao prédio administrativo.
O sistema gratuito de transporte terá 2,7 km de extensão, três composições de dois carros e quatro estações. Ele transportará por hora cerca de 60.000 pessoas em cada sentido.
Segundo Marcus Coester, CEO da Aerom, a obra deverá ser concluída em outubro, mas não há uma data certa para a inauguração – espera-se que isso ocorra até o final do ano.
O terminal 2 precisa de uma reforma urgentemente, tá parecendo uma rodoviária, aliás a rodoviária de Santos é bem melhor que isso aí…
Luis, voce está totalmente correto, o Terminal 2 do aeroporto, está precisando de reforma faz mais de 10 anos, os banheiros e demais instalações são horriveis e muito piores que a maioria das rodoviárias de grandes cidades, uma vergonha vergonhosa da GRU, que pouco fez para melhorar esta situação! lembrando que este terminal 2 é porta de entrada no Brasil de um número grande de voos Internacionais!
Desculpa a dúvida tola.
Mas a própria concessionária do aeroporto que vai operar o People Mover, certo? Aí ela vai arcar com os custos do modal e se eventualmente o sistema apresentar uma falha, ela que vai correr atrás pra resolver?
Só pra saber se tudo isso foi incluído no contrato de concessão da GRU Airport. Acho que sim né?
Sim e nao.
Quem paga a conta da manutenção é sim a concessionária, atraves da salgada taxa aeroportuaria que todo voo saindo de la paga alem dos alugueis, publicidade e mais um monte de coisa.
Ao mesmo tempo vai deixar de sair do bolso dela o valor que hoje é gasto com os onibus interligando os terminais; daqui pra frente agora tera gasto apenas com os onibus que buscam passageiros de avioes parados em posicoes remotas.