A expansão da Linha 2-Verde em direção ao município de Guarulhos é uma das obras metroviárias mais aguardadas de São Paulo, não há dúvida. Licitada no longíquo ano de 2014, a obra já poderia estar pronta se nesse período houvesse condições financeiros para isso, mas uma prolongada crise econômica, entremeada por problemas políticos, colocou o trecho de 14 km no limbo por vários anos.
A gestão Doria resgatou o projeto no ano passado, dando luz verde para que fosse retomado, mas apenas no trecho entre Vila Prudente e Penha, com oito estações. A porção final, que inclui cinco estações, encontra-se na fase de desapropriações ainda e deve ter a ordem de serviço assinada num futuro breve, estima o governo do estado. Claro, desde que haja condições de investir nessa importante etapa, que inclui regiões de grande demanda por transporte público de qualidade, como temos mostrado no site.
Entre elas está a futura estação Dutra, que será terminal da Linha 2-Verde quando a extensão for concluída. Localizada às margens da Via Dutra (daí seu nome), a estação será imensa, com mais de 34 mil m² de área, e incluirá um terminal de ônibus que facilitará o acesso de vários bairros de Guarulhos ao local. Aqui, mostramos como será a nova estação, em projeções do escritório de arquitetura Tetra, responsável pelo projeto.
Dutra será construída em uma área de estacionamentos vizinha ao Shopping Internacional Guarulhos e por isso será bastante espaçosa, o que permitirá a implantação do terminal de ônibus que contará com sete plataformas de embarque e desembarque de passageiros. Segunda a Tetra, “a estação será construída em vala a céu aberto (VCA) que abrigará o seu corpo principal e as salas operacionais. O hall de bilheterias da estação recebe os passageiros provenientes de três acessos“.
A estação contará ainda com uma praça de uso público sobre a cobertura do corpo principal que terá quatro aberturas para assegurar ventilação e iluminação natural. Uma das novidades da estação Dutra será a inclusão de áreas de lazer como pista de skate, playground, ginástica e uma quadra poliesportiva. Haverá também um bicicletário para 290 unidades e espaço para boxes comerciais.
Futura estação da Linha 19-Celeste
Em um estudo do começo da década, o Metrô previa um movimento diário de cerca de 54 mil pessoas num cenário sem a Linha 19-Celeste. Sim, porque Dutra também será parada desse ramal subterrâneo e que atenderá o centro de Guarulhos. Ainda de acordo com o escritório de arquitetura contratado pelo Metrô, haverá uma área de ampliação no mezanino “para futura interligação com a Linha 19 do Metrô, cuja exata localização e condições serão oportunamente definidas“.
O projeto básico da estação Dutra da Linha 19 está em fase de licitação atualmente, embora suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado. Quando as linhas duas estiverem operacionais, certamente o volume de usuários diários será muito elevado diante da carência de mobilidade eficiente e de grande capacidade nessa região. Para os moradores de Guarulhos, a estação Dutra será o ponto de decisão em seguir diretamente até o centro de São Paulo (Linha 19) ou, por exemplo, acessar a região da avenida Paulista pela Linha 2. Nas imagens da Tetra é possível notar que os pisos e as plataformas terão espaço generoso, já prevendo uma grande frequência de passageiros.
Para os que anseiam em ver a estação Dutra se materializar, vale o recado que isso só deverá ocorrer dentro de oito a dez anos, num prognóstico otimista. O Metrô trabalha com uma previsão de abrir as quatro primeiras estações da extensão em 2025 e outras quatro em 2026 – todas elas estão com seus canteiros em início de implantação atualmente. Para que a fase final da Linha 2 comece a ser construída será preciso concluir a liberação dos terrenos, o que já está ocorrendo em vários trechos.
Curiosamente, no edital do projeto básico da Linha 19 há uma observação do Metrô que aponta que a Linha 19 deveria estar pronta antes de a Linha 2 chegar à Dutra. É uma possibilidade, embora remota, caso o governo consiga oferecê-la à iniciativa privada em condições atraentes. Certamente, para os moradores da região qualquer das estações Dutra que ficar pronta significará um ganho incomensurável.
Trazer a linha verde ate a zona leste e a Guarulhos deveria ser, sem duvida alguma, o projeto mais importante de transporte metropolitano para o estado de Sao Paulo ! Estado deveria buscar recursos de todo lado para viabilizar a chegada a Guarulhos nos proximos 5 anos !! falta tambem fazer o outro lado da linha verde conectar com Lapa ou outra estaçao da CPTM linha 7 e 8 , para completar a meia lua da linha verde !
Quem sabe daqui a 20 anos fica pronta.
Interessante, mas já existe um grande erro no projeto: a maioria das linhas que poderiam fazer integração com o metro passam justamente pela Via Dutra (via que está no canto esquerdo superior da imagem) e não há nenhum acesso a estação (seja viário ou para pedestres) nesse ponto da estação.
O ponto de ônibus atual fica 100 metros adiante, próximo a uma passarela e acesso ao shopping.
Um terminal de ônibus tão grande assim, mas que vai atender apenas poucas linhas metropolitanas e intermunicipais já é fadado ao fracasso.
Será que não existe mais hoje em dia engenheiros e arquitetos que estudem o briefing do projeto de maneira correta para atender a necessidade dos clientes/usuários?
Esse site do Metro CPTM funciona legal apenas qdo inauguraçoes d novas estaçoes do Metro estao proximas d ocorrer, porem estas noticias (ate engraçadas) d futuras linhas, futuras estaçoes, projetos futuros d prolongamento d linhas…..etc ……NO FAZ QUALKER SENTIDO…..
Procure direcionar suas importantes informaçoes em noticias e fatos + possiveis d ocorrer e evite noticiar algo q TALVEZ ocorra dentro d 10 ou 15 anos (isso se todos nos sobrevivermos a essa gripe suino chinesa.