Fechada desde junho de 2014 para ser reconstruída, a estação Engenheiro Goulart da CPTM deverá ser reaberta parcialmente no final de julho, ou seja, três anos depois e um mês depois do previsto. A promessa é do governador Geraldo Alckmin, que visitou as obras da estação nesta segunda-feira (19).
A reabertura contemplará apenas uma das duas plataformas da estação para que os passageiros da região possam voltar a utilizar a Linha 12-Safira. Desde 2014, quem embarcava nessa estação é obrigado a tomar um micro-ônibus do serviço Paese até a estação USP-Leste para então acessar a linha.
Em vídeo postado no Facebook (veja abaixo), o governador revela que a nova estação Engenheiro Goulart está quase pronta, com bloqueios, sinalização e escadas rolantes funcionando. Segundo Alckmin, a estação “é 30 vezes maior”: tinha 500 m² e agora terá 15 mil m². Isso porque é nela que partirão e chegarão os trens da nova Linha 13-Jade que atenderá o Aeroporto de Guarulhos e a região onde fica o conjunto habitacional CECAP.
A nova linha deve ser aberta em meados de 2018 e está com as obras em bom ritmo no momento. Uma curiosidade: a plataforma que deverá ser aberta é justamente a da Linha 13, ao fundo de quem acessar a estação pela avenida Assis Ribeiro. A razão, a princípio, é que o leito da ferrovia está sendo preparado para comportar as duas linhas em paralelo com direito a elevação de passagens subterrâneas nas redondezas. Ou seja, quando a estação for aberta por inteiro, a Linha 12 ficará à esquerda no sentido bairro-centro e a Linha 13, à direita.