A CPTM irá realizar a reforma da estação Engenheiro Manoel Feio da Linha 12-Safira. A mudança trará uma série de melhorias estruturais na edificação existente, proporcionando melhorias para os passageiros e funcionários. Entre as principais mudanças estão a instalação de elevadores e a regularização do vão entre o trem e a plataforma.
A estação Engenheiro Manoel Feio é uma das três paradas ferroviárias que se localizam no município de Itaquaquecetuba, na região leste da Grande São Paulo. A estação atualmente é responsável pelo atendimento de 12 mil passageiros (pré-pandemia) e teve seu prédio atual construído no ano de 1979 pela extinta Rede Ferroviária Federal.
Desde aquela época a estação passou por poucas mudanças em sua estrutura, destoando da maioria das modernas estações que foram reformadas na Linha 12-Safira.
Após muito tempo e uma série de reivindicações por parte dos passageiros a CPTM irá pôr em prática o projeto de adequação da estação que deverá passar por uma série de melhorias. Em termos técnicos, as mudanças visam adequar a estação dentro das normas da ABNT e da legislação vigente.
Pontos importantes relacionados a NR24 (qualidade laboral) e as adaptações para o recebimento do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) promoverão melhores condições de segurança para a estação.
A reforma vai de encontro com o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta firmado entre a CPTM e o Ministério Público de São Paulo que tem como principal premissa a promoção da acessibilidade universal e a consequente melhoria do conforto para passageiros e funcionários.
Dentro dos principais serviços a serem realizados estão o desmatamento e a limpeza de terrenos, intervenções nas edificações com a execução de fundações, trabalhos com estruturas de concreto e metal.
Haverá ainda a impermeabilização do solo, vedação, acabamento, implantação de nova comunicação visual (a estação é a última com a primeira versão de comunicação visual da CPTM ainda dos anos 90).
O contrato também inclui a execução de piso tátil, instalações hidráulicas, dando destaque para a captação de águas pluviais, sistemas elétricos, telecomunicações e proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).
Na parte da sistemas a estação receberá importantes complementos com a instalação de novos elevadores, um novo grupo gerador de energia, sistema de combate a incêndio, sistema de vídeo monitoramento digital e sinalização viária.
Para os que costumam utilizar bicicletas em seu deslocamento vem uma boa notícia, a estação passará a contar com um bicicletário. Serviços de paisagismo também deverão ser executados nas imediações da estação. A via permanente e rede aérea deverão ser remanejadas para uma melhor adequação às plataformas.
As mudanças não param por aí. Também estão previstas a extensão em plataformas, adequação da passarela de transposição existente com a reforma das escadas de acesso no lado da plataforma 1. Uma nova passarela metálica deverá ser montada na estação, mais segura e ampla. Rampas de acesso na entrada da estação propiciarão acessibilidade aos passageiros.
As salas operacionais deverão passar por reforma e ampliação, bem como os sanitários que receberão cuidados para que sejam adaptados para todos os passageiros. A cobertura das plataformas será reconstruída, assim como a estrutura das plataformas que deverão sofrer alteamento e ganhar novos pisos.
A lista de mudanças é extensa e propiciará mudanças relevantes em termos qualitativos para a estação Engenheiro Manoel Feio. Segundo o orçamento da CPTM a estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 34,1 milhões para a melhoria da estação. O prazo estimado do contrato é de 30 meses, sendo 18 para execução e 12 para operação assistida. A sessão pública desta licitação ocorrerá no dia 04 de novembro.
Também estão previstas adequações no pátio existente próximo a estação. O contrato para a reforma do local foi assinado no dia 16 de julho pelo valor de R$ 8,6 milhões. O prazo para a reforma do pátio é de 24 meses.
Tinha que por abaixo e fazer outra estação. Essa, junto com Aracaré, é uma das piores de toda a malha da CPTM
Vila Clarice na linha 7-Rubi também entra na lista
Não deveriam reformar só a Manoel Feio, a ausência e irresponsabilidade da prefeitura de Itaqua nos transportes é muito alta, perde muito se comparar com outros municípios como Poá e Suzano, Itaquaquecetuba e Aracaré precisam estar sendo reformadas também.
Are que sim,achei que estavam esperando desmoronar tudo. Aracaré tbm pede socorro.
Eu acho que a CPTM deveria ter feito isso desde o início do Expansão SP… reformas simples, porém, funcionais. Foram feitas estações gigantes sem necessidade… o próprio exemplo disso são as estações Suzano, Engenheiro Goulart, São Miguel Paulista, Franco da Rocha e algumas outras… que são gigantescas sem necessidade alguma!