A concessão das linhas do Lote Alto Tietê deverá promover uma série de mudanças nas estações da região leste. A Estação Estudantes será uma das afetadas pelas melhorias.
O Empreendimento EST 019 – Reconstrução da Estação Estudantes visa a requalificação total da atual parada ferroviária que é terminal da Linha 11-Coral.
Estudantes foi construída em 1976 pela Rede Ferroviária Federal. Possui dois acessos, sendo um deles na Rua Professor Álvaro Pavan e o segundo na Rua 8 de Junho. Possui demanda de 13,8 mil passageiros por dia e área útil de 12,3 mil m²

Obras
A Estação Estudantes deverá ser completamente reconstruída e contará com dois acessos, sendo um deles localizado próximo terminal de ônibus estudantes e o segundo ao terminal rodoviário Geraldo Scavone.
Diferentemente das demais estações, Estudantes deverá ter um saguão subterrâneo. O projeto prevê que o acesso sul (terminal urbano) será dotado de duas escadas fixas, uma escada rolante e um elevador. O contrato, entretanto, exige que sejam adotadas pelo menos duas escadas rolantes.

O acesso norte da estação será construído através de uma grande rampa disposta em um corredor em sete patamares. A declividade atende às normas de acessibilidade dispostas na NBR 9050. Junto a este acesso estará disposto um bicicletário com 208 vagas.
O saguão subterrâneo será composto de três áreas principais. A área de livre circulação permite a transposição das vias férreas onde estarão alocadas bilheterias e linha de bloqueios.

A área paga da estação localizada à oeste dispõe de sanitários e SSO. O local possui duas escadas fixas, duas escadas rolantes e um elevador de acesso às plataformas.
A terceira área são as salas operacionais dispostas à leste do saguão subterrâneo onde estão dispostas salas de reunião, vestiários, sanitários e demais salas.
A plataforma deverá ser totalmente demolida e reconstruída com configuração centralizada. Sua extensão será de 190 metros. A estação deverá ter três vias, sendo duas operacionais e uma auxiliar. Na extremidade leste da plataforma serão construídas salas técnicas.
As edificações existentes deverão ser praticamente todas demolidas. Alguns espaços deverão ser preservados como a área da torre de rádio comunicação. Um estacionamento para funcionários também deverá ser construído.
A estação contará com todos os itens necessários para sua operação e proteção como grupo gerador diesel, sistema para captação de águas pluviais, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, etc. A comunicação visual da estação será totalmente renovada.
Veja também as matérias das demais estações:
- EST 001 – Estação Barra Funda
- EST 002 – Estação Bom Retiro
- EST 003 – Estação Luz
- EST 004 – Estação Brás
- EST 005 – Estação Tatuapé
- EST 006 – Estação Itaquera
- EST 007 – Estação Dom Bosco (Excluida)
- EST 008 – Estação José Bonifácio (Excluida)
- EST 009 – Estação Guaianases
- EST 010 – Estação Lajeado
- EST 011 – Estação Antônio Gianetti Neto
- EST 012 – Estação Ferraz de Vasconcelos (Excluida)
- EST 013 – Estação Poá
- EST 014 – Estação Calmon Viana
- EST 015 – Estação Suzano
- EST 016 – Estação Jundiapeba
- EST 017 – Estação Braz Cubas
- EST 018 – Estação Mogi das Cruzes