A nova estação de Francisco Morato, que foi inaugurada em agosto do ano passado, deverá passar por obras de ampliação. O novo prédio, que é considerado um dos mais modernos e robustos da CPTM, deverá contar com uma nova plataforma que atenderá o novo serviço TIM, Trem Intermetropolitano ligando a estação até a região de Jundiaí e Campinas.
As informações constam da consulta pública da concessão do Trem Intercidades que engloba o serviço da Linha 7-Rubi entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato e o TIM entre Francisco Morato e Campinas atendendo as estações intermediárias.
Segundo os documentos iniciais, a estação deverá ganhar uma nova plataforma central no lado leste da estação. Duas novas vias deverão ser construídas exclusivamente para o novo serviço de forma que o serviço da Linha 7-Rubi não seja afetado.
Além da nova plataforma, também está prevista a instalação de uma nova linha de bloqueios para a contagem dos passageiros. A integração entre os dois serviços será gratuita, bem como o valor das passagens, que será compatível ao valor em vigor em todo o sistema metroferroviário.
Segundo as informações disponíveis nos anexos da consulta pública, o novo empreendimento deverá ser implantado entre o 2º e 4º ano da concessão, ou seja, caso o contrato seja assinado em 2022, a nova plataforma deverá estar pronta até o ano de 2026. Cabe lembrar que o prazo pode ser revisado na versão definitiva do edital.
Apesar da data estimada, o serviço possivelmente operará com a estrutura existente entre Francisco Morato e Jundiaí assim que a concessionária realizar a assunção da concessão. Lembrando que o trecho deverá passar por uma completa remodelação, incluindo novas entradas no Túnel do Botujuru.
Tem uma via que está sem uso em Francisco Morato no lado Sul da estação, pensei que essa via é que seria utilizada pelo TIM e que não precisasse construir outras plataformas e mudar todo o plano de vias a leste da estação. Bom, se for investido dinheiro só dá futura concessionária, aí problema deles e que se virem com isso, mas dinheiro do povo numa ampliação de uma estação nova já seria demais!
O povo vai pagar do mesmo modo só q ao invés de ser no imposto, vai ser na passagem do TIM. Pois pensa, a empresa privada visa ter lucro, logo, toda construção que a mesma deve arcar tem q ser maior do que as vendas de passagens durante todo o periodo de concessão.
80 % do investimento será público. Quem vc acha q vai bancar essa obra?