Primeira estação da Linha 6-Laranja a entrar em obras, a parada Freguesia do Ó teve nesta terça-feira, 22, uma cerimônia simbólica de início de construção pelo governador do estado Geraldo Alckmin. Na prática, a estação já tem trabalhos há algumas semanas, com o início da escavação de alguns poços de ataque.
Segundo a concessionária Move SP, vencedora da primeira PPP (parceria público-privada) integral desse gênero, a nova estação terá 11.560 m² e quatro andares subterrâneos. A primeira etapa levará 14 meses para ser concluída e prevê “escavação e contenção dos poços”. Depois disso, segundo o governo, será feita a escavação do corpo da estação, e finalmente a passagem do shield.
O governo também prevê que o pico da obra ocorra entre 2017 e 2018 quando quase 8 mil trabalhadores estarão envolvidos no projeto. A previsão é que a primeira fase da Linha 6, com 15,3 km de extensão e 15 estações, comece a funcionar em 2020. A concessionária terá, então, cerca de 20 anos para explorar os serviços. Deverão passar pela linha mais de 600 mil pessoas em dias úteis.
Veja também: conheça a Linha 6 Laranja