A Linha 11-Coral recebeu e tem sido alvo de uma série de investimentos que visam melhorar a qualidade das viagens para os passageiros. Na nossa primeira matéria, discutimos as ações na manutenção e agora observamos os projetos para a operação.
Uma das estações mais importantes da Linha 11-Coral é a de Guaianases. Localizada no extremo leste da cidade de São Paulo, a parada é uma das mais movimentadas da linha.
Troca de pisos
Apesar de sua importância, a estrutura desta estação precisava de melhorias. Algumas ações que estão em execução são a troca de pisos. O revestimento em borracha está sendo substituído por pisos de granito com maior durabilidade.
Esta ação está sendo realizada em outras estações como Brás e Barra Funda, paradas ferroviárias com grande movimentação de passageiros. O alto fluxo demanda que materiais mais resistentes e seguros sejam aplicados ao piso.
Para que a troca de piso possa ser executada de forma rápida são necessárias interdições temporárias e parciais na estação durante o horário de funcionamento. Isso garante que os prazos possam ser cumpridos.
Além disso, estão sendo realizadas na estação Guaianases ações para troca de lâmpadas e também da comunicação visual. As luminárias serão atualizadas com modelos em LED mais econômicas.
Linhas de bloqueio
Uma das reclamações mais recorrentes na estação era a lotação na entrada que gerava grandes filas. Uma análise foi realizada na linha de bloqueios existente para identificar possíveis soluções.
A equipe da engenharia de operações realizou estudos onde foi possível adicionar dois novos bloqueios na entrada da estação. Estudos simulados atestam melhoria no trânsito dos passageiros. Quando a ação foi aplicada na estação, os mesmos resultados foram observados, solucionando o problema.
Por meio das melhorias, um dos acessos da estação, que anteriormente era fechado, pode ser reaberto. Os novos bloqueios podem ser utilizados tanto para entrada como para a saída de passageiros, conforme a demanda.
Um dos problemas relacionados ao acesso à estação envolve a troca da tecnologia de bilhetagem, do Edmonson para o QR Code.
No início o QR code chegou a gerar alguns problemas, mas com a gradual evolução da tecnologia, a leitura dos códigos se tornou mais rápida.
Acessibilidade e terminal de ônibus
Apesar da estação Guaianases ser acessível, uma vez que possui rampas de acesso que estão dentro das normas técnicas, há uma necessidade de aprimorar ainda mais o fluxo de passageiros.
Para isso projeta-se no futuro a implantação de novas escadas rolantes na área paga da estação que permitirão melhorar o conforto no deslocamento dos passageiros.
A estação também possui integração com o terminal de ônibus existente. O complexo foi construído pelo Metrô na ocasião da construção da estação ferroviária e hoje é administrado pela CPTM em termos de segurança e manutenção. As linhas de ônibus são de responsabilidade da SPTrans.
Estação antiga
A antiga estação de Guaianases, que ainda tem o mezanino preservado, foi cedida para a prefeitura de São Paulo. A parte inferior da estação, onde estavam alocados as plataformas e escadas, praticamente demolidas, deverão passar por intervenções.