Estação Ipiranga será a mais moderna e atraente da Linha 15-Prata. Veja por que

Futura estação terminal do monotrilho e integração com a Linha 10-Turquesa terá arquitetura arrojada e soluções sustentáveis
Projeção da futura estação Ipiranga, da Linha 15-Prata
Projeção da futura estação Ipiranga, da Linha 15-Prata

A Estação Ipiranga da Linha 15-Prata começou a virar realidade oficialmente no dia 7 de agosto quando o Consórcio Expresso Ipiranga iniciou a primeira perfuração de solo onde serão feitas as fundações do prédio principal.

A nova parada assumirá de Vila Prudente o posto de estação terminal do ramal de monotrilho do Metrô quando ficar pronta por volta de 2027.

Mas Ipiranga já chama a atenção por outros motivos: ela será a mais moderna e bela estação da Linha 15-Prata graças a um projeto inovador e sem similar no restante do ramal.

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Estruturas metálicas e brises além da iluminação indireta deverão fornecer uma bela visão noturna da estação
Estruturas metálicas e brises além da iluminação indireta deverão fornecer uma bela visão noturna da estação

Imagens de projeções da estação foram divulgadas pelo Metrô e mostram mais detalhes do empreendimento, que deverá receber cerca de 28 de mil passageiros por dia qunado estive em plena operação.

Como o site antecipou na época, Ipiranga terá uma configuração com plataformas laterais, ao contrário da maioria das outras estações. Isso deve tornar embarques e desembarques mais organizados do que se vê hoje em Vila Prudente.

A concepção com vias centrais também favorece um projeto mais “fechado” e ao mesmo tempo mais leve que a layout original. A começar pela cobertura com iluminação natural.

Nova estação também dará acesso à Linha 10-Turquesa
Nova estação também dará acesso à Linha 10-Turquesa

Mas ela terá um papel ainda mais importante já que receberá paineis fotovoltaicos para aproveitar o potencial solar e gerar energia limpa.

O uso de estruturas metálicas em acessos, cobertura e brises também deve proporcionar maior leveza ao projeto, que também contará com iluminação indireta que promete deixar a estação bastante atraente à noite.

Quase R$ 500 milhões de custo

Além do corpo principal, a estação terá dois acessos, um na avenida Presidente Wilson e o outro para ligá-la à estação Ipiranga da Linha 10.

Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata
Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata (GPO/Sistran)

Estão incluídos no projeto seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e espaço para o estacionamento de bicicletas em paraciclos – o total de área construída chega a 10,7 mil m².

A estação Ipiranga engloba também a implantação das vias elevadas em um trecho que corre paralelo às vias da CPTM e da MRS e também entre a faixa de domínio e o atual trecho de via do ramal, ao lado da Favela de Vila Prudente.

A obra também inclui uma extensão ao norte necessária para manobras dos trens. Ao todo o contrato prevê um custo de R$ 479,5 milhões que serão pagos às empresas Alya e Coesa.

Coberutra receberá paineis fotovoltaicos
Coberutra receberá paineis fotovoltaicos

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    1. você leu a matéria completa e viu as fotos do projeto!? A construção da estação da linha 15 também afetará todo o entorno e o complexo da Estação da linha 10 o que significa que ela também será refeita.

      1. O texto não menciona nada sobre a linha 10 Turquesa, a pergunta do Luis é pertinente pois imagem de render não dá garantira nenhuma de que a estação da CPTM será reconstruída.

      2. A única informação que se tem até agora é que é responsabilidade da CPTM reformar ou reconstruir a estação da L10, não sei se estará no contrato de concessão da L10, mas de qualquer forma, parece que a CPTM só vai adequar a estação para ter acessibilidade, ou seja, aquela reforma bem meia boca que ela anda fazendo nas estações da L10 e L12… Espero estar errado e que nos próximos meses a CPTM anuncie a reconstrução completa de Ipiranga seguindo os moldes de Engenheiro Goulart.

    1. o pior que sempre mudam…basta ver a diferença da estação oratório e vila Prudente para as demais. Na hora que custo subir muda várias coisas.

  1. esta estacao só sai se um problema for resolvido,qual seria as 60 casas da comunidade da fav.da vila prudente
    somos um pais que nao consegue resolver
    a remocao de 60 casas deve custar o que
    6 milhoes a contrucao destas 60 casas,
    do lado ali no passado consumiram 12 bilhoes na construçao do fura fila que
    aliás caminha do lado da linha ferrea
    mas reconheco é uma estaçao muito
    importante mas porque já nao está
    pronta a mais tempo.

    no fura fila foraxdesta estaçao chamada
    ipiranda talves a mais abandonada da rede

    1. Já foi definido que não serão todas removidas. Uma parte delas próximo ao elevado do fura fila vai sair e novas serão construídas na região do Oratório.

  2. desculpe no final eu quiz dizer que esta
    esta estaçao ipiranga talvez eu acredito a mais abandonada da rede

  3. Eu só não entendi porque o gov federal não doou (ou fez alguma permuta) o terreno da estação que vai pagar um aluguel mensal que não é barato

    1. Infelizmente de acordo com as maquetas apresentadas a nova Estação Ipiranga será só para o Metrô Linha-15 que terá acessos para velha Estação da CPTM que continuará a mesma, o que foi aventado em matéria com o título: “Estação Ipiranga: de parada discreta para polo de ligação de três linhas, do Metrô e da CPTM” publicadas neste site em 01/5/20 em que se planejavam mudanças dos terminais das Linha15-Prata, como também a preparação e o planejamento para receber a Linha 5-Lilás em uma futura Estação “Huber” Ipiranga (que não é tombada) do Serviço-710-Rubi/Turquesa, NÃO SERÃO FEITAS! conforme Plano Diretor, tais mudanças seriam fundamentais, embora os gestores já concluíram que a demanda de ambas as linhas serão crescentes para se aliviar a Linha 2-Verde, tratando-se de correções necessárias, uma vez que as estações Vila Prudente e Chácara Klabin estão sobrecarregadas, pois não foram planejadas e nem tem capacidades para serem terminais.

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