A Estação Ipiranga da Linha 15-Prata começou a virar realidade oficialmente no dia 7 de agosto quando o Consórcio Expresso Ipiranga iniciou a primeira perfuração de solo onde serão feitas as fundações do prédio principal.
A nova parada assumirá de Vila Prudente o posto de estação terminal do ramal de monotrilho do Metrô quando ficar pronta por volta de 2027.
Mas Ipiranga já chama a atenção por outros motivos: ela será a mais moderna e bela estação da Linha 15-Prata graças a um projeto inovador e sem similar no restante do ramal.
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Imagens de projeções da estação foram divulgadas pelo Metrô e mostram mais detalhes do empreendimento, que deverá receber cerca de 28 de mil passageiros por dia qunado estive em plena operação.
Como o site antecipou na época, Ipiranga terá uma configuração com plataformas laterais, ao contrário da maioria das outras estações. Isso deve tornar embarques e desembarques mais organizados do que se vê hoje em Vila Prudente.
A concepção com vias centrais também favorece um projeto mais “fechado” e ao mesmo tempo mais leve que a layout original. A começar pela cobertura com iluminação natural.
Mas ela terá um papel ainda mais importante já que receberá paineis fotovoltaicos para aproveitar o potencial solar e gerar energia limpa.
O uso de estruturas metálicas em acessos, cobertura e brises também deve proporcionar maior leveza ao projeto, que também contará com iluminação indireta que promete deixar a estação bastante atraente à noite.
Quase R$ 500 milhões de custo
Além do corpo principal, a estação terá dois acessos, um na avenida Presidente Wilson e o outro para ligá-la à estação Ipiranga da Linha 10.
Estão incluídos no projeto seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e espaço para o estacionamento de bicicletas em paraciclos – o total de área construída chega a 10,7 mil m².
A estação Ipiranga engloba também a implantação das vias elevadas em um trecho que corre paralelo às vias da CPTM e da MRS e também entre a faixa de domínio e o atual trecho de via do ramal, ao lado da Favela de Vila Prudente.
A obra também inclui uma extensão ao norte necessária para manobras dos trens. Ao todo o contrato prevê um custo de R$ 479,5 milhões que serão pagos às empresas Alya e Coesa.
Não tem nenhuma informação sobre a nova estação Ipiranga da L10?
você leu a matéria completa e viu as fotos do projeto!? A construção da estação da linha 15 também afetará todo o entorno e o complexo da Estação da linha 10 o que significa que ela também será refeita.
O texto não menciona nada sobre a linha 10 Turquesa, a pergunta do Luis é pertinente pois imagem de render não dá garantira nenhuma de que a estação da CPTM será reconstruída.
A única informação que se tem até agora é que é responsabilidade da CPTM reformar ou reconstruir a estação da L10, não sei se estará no contrato de concessão da L10, mas de qualquer forma, parece que a CPTM só vai adequar a estação para ter acessibilidade, ou seja, aquela reforma bem meia boca que ela anda fazendo nas estações da L10 e L12… Espero estar errado e que nos próximos meses a CPTM anuncie a reconstrução completa de Ipiranga seguindo os moldes de Engenheiro Goulart.
pena que não vão urbanizar a favela que ficará ao lado da estação e nem é uma favela grande.
o pior que sempre mudam…basta ver a diferença da estação oratório e vila Prudente para as demais. Na hora que custo subir muda várias coisas.
Se eu ja achava as estações bonitas, agora entao..! <3
esta estacao só sai se um problema for resolvido,qual seria as 60 casas da comunidade da fav.da vila prudente
somos um pais que nao consegue resolver
a remocao de 60 casas deve custar o que
6 milhoes a contrucao destas 60 casas,
do lado ali no passado consumiram 12 bilhoes na construçao do fura fila que
aliás caminha do lado da linha ferrea
mas reconheco é uma estaçao muito
importante mas porque já nao está
pronta a mais tempo.
no fura fila foraxdesta estaçao chamada
ipiranda talves a mais abandonada da rede
Já foi definido que não serão todas removidas. Uma parte delas próximo ao elevado do fura fila vai sair e novas serão construídas na região do Oratório.
desculpe no final eu quiz dizer que esta
esta estaçao ipiranga talvez eu acredito a mais abandonada da rede
Eu só não entendi porque o gov federal não doou (ou fez alguma permuta) o terreno da estação que vai pagar um aluguel mensal que não é barato
A reforma da Estação Ipiranga da CPTM não será inclusa nessa obra?
Infelizmente de acordo com as maquetas apresentadas a nova Estação Ipiranga será só para o Metrô Linha-15 que terá acessos para velha Estação da CPTM que continuará a mesma, o que foi aventado em matéria com o título: “Estação Ipiranga: de parada discreta para polo de ligação de três linhas, do Metrô e da CPTM” publicadas neste site em 01/5/20 em que se planejavam mudanças dos terminais das Linha15-Prata, como também a preparação e o planejamento para receber a Linha 5-Lilás em uma futura Estação “Huber” Ipiranga (que não é tombada) do Serviço-710-Rubi/Turquesa, NÃO SERÃO FEITAS! conforme Plano Diretor, tais mudanças seriam fundamentais, embora os gestores já concluíram que a demanda de ambas as linhas serão crescentes para se aliviar a Linha 2-Verde, tratando-se de correções necessárias, uma vez que as estações Vila Prudente e Chácara Klabin estão sobrecarregadas, pois não foram planejadas e nem tem capacidades para serem terminais.