Estação Jardim Brasil da Linha 19-Celeste deverá atender 27 mil passageiros diariamente

A estação será construída na Zona Norte de São Paulo e ficará localizada entre as estações Jardim Japão e Jardim Julieta
Estação Jardim Brasil deverá ter demanda de 27 mil passageiros (Jean Carlos)

A Linha 19-Celeste será uma das novas ligações metroviárias entre os municípios de São Paulo e Guarulhos e possui grande potencial de atrair passageiros. Atualmente o trecho entre as estações Bosque Maia e Anhangabaú está na etapa de estudos para a elaboração do projeto básico. A conclusão deste projeto possibilitará a licitação para as obras de construção da linha.

Dentre as estações que deverão ser construídas ao longo deste trecho está a estação Jardim Brasil. Localizada na zona norte do município de São Paulo, a estação deverá atender a área residencial em seu entorno, bem como a centralidade da Avenida Milton da Rocha.

A estação será localizada na confluência da Avenida Milton da Rocha com a Avenida Profº Castro Júnior, logo a frente da Praça Ângelo Conti. Segundo os mapas divulgados no projeto funcional a quadra localizada entre a rua José Antônio da Silva e da Avenida Profº Castro Júnior deverá ser desapropriada. 

Localização da estação Jardim Brasil (CMSP)

A estação deverá contar com dois acessos. O acesso sul é o principal onde está inserido o corpo da estação, juntamente com uma praça arborizada. O acesso Norte está localizado a leste da Praça Ângelo Conti.

A demanda estimada para a estação Jardim Brasil será de aproximadamente 27 mil passageiros diários. Desta demanda, parte será de passageiros que atualmente utilizam a estação Tucuruvi da Linha 1-Azul. A estação deverá ter integração com os serviços de ônibus municipais e intermunicipais.

Além destes pontos para integração entre o transporte público de média capacidade, estão também reservados espaços para táxis e baias para carros. A presença do bicicletário permitirá uma maior versatilidade para o passageiro que contará com uma opção limpa de mobilidade.

Planta e corte da estação Jardim Brasil (CMSP)

A estação deverá ser construída utilizando o método VCA (Vala a Céu Aberto). A profundidade estimada para a estação Jardim Brasil é de 25 metros. A disposição das plataformas será lateral. A estação contará com escadas rolantes e elevadores que facilitarão o deslocamento dos passageiros.

Traçado da Linha 19-Celeste em sua primeira fase, entre Guarulhos e o centro de SP (CMSP)

Confira também as demais matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste:

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
    1. Exatamente, e eis aí meu questionamento, porque colocarem nome de JARDIM BRASIL se a estação será situada na VILA SABRINA, se os moderadores do portal puderem ajudar a esclarecer isso junto ao metrô agradeceremos muitooo.
      Valeu

    2. No projeto funcional da Linha 19-Celeste, que é o documento utilizado como base para a elaboração das matérias, as estações possuem uma nomenclatura que ainda não é definitiva. A Companhia do Metrô poderá fazer a alteração no nome da estação em caso de necessidade, assim como ocorreu com as estações da expansão da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Penha.

      No caso da Linha 19-Celeste duas estações já sofreram mudanças de nomenclatura. A estação Bandeira foi alterada para Anhangabaú e Correio alterada para São Bento. Nestes casos haveria maior facilidade quanto a identificação da estação e suas respectivas integrações. Pode ser que, por uma questão de localização, os nomes possam ser readequados.

      Estaremos atentos as mudanças que vierem a acontecer.

Comments are closed.

Previous Post

Linha 1-Azul já conta com nova concessionária que administra área comercial de 19 estações

Next Post

Em nota, GRU Airport não cita governo Doria em retomada do People Mover

Related Posts