Estação Jardim São Paulo é tomada por inundação após tempestade nesta sexta-feira, 24

Ao menos seis linhas do sistema metroferroviário foram impactadas com operações parciais e paralisação de serviços.
Estação Jardim São Paulo completamente inundada (Reprodução/Redes Sociais)
Estação Jardim São Paulo completamente inundada (Reprodução/Redes Sociais)

Nesta sexta-feira, 24, as fortes chuvas que atingiram a capital paulista causaram interrupções e problemas em pelo menos seis linhas do sistema metroferroviário.

A chuva que chegou por volta das 15h teve efeito em duas linhas do Metrô e em quatro linhas de trens metropolitanos. Algumas delas já estão com a operação normalizada. Veja abaixo os trechos afetados.

Estação Jardim São Paulo na sexta-feira 23 de janeiro (Reprodução/Redes Sociais)
Estação Jardim São Paulo na sexta-feira 23 de janeiro (Reprodução/Redes Sociais)
  • Linha 1 – Alagamento entre Tucuruvi e Jardim São Paulo
  • Linha 2 – Restrição operacional da Linha 1
  • Linha 7(Normalizada) Operação parcial, sem tráfego de trens entre Botujuru em Campo Limpo Paulista
  • Linha 8(Normalizada) Operação parcial devido a alagamento na região de Júlio Prestes e Lapa
  • Linha 10 – Operação parcial, sem circulação entre Brás e Mooca
  • Linha 12 – Paralisada totalmente por problemas técnicas em energia e fortes chuvas

No Metrô de São Paulo imagens mostram a invasão das águas na Estação Jardim São Paulo. Passageiros precisaram se apoiar em corrimãos para evitar a forte enxurrada que tomou a estação.

O sistema de trens metropolitanos geralmente é o mais afetado por estar exposto. Dentro os principais problemas listados estão os alagamentos causados por problemas crônicos de drenagem em determinadas regiões.

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    1. A estação Jardim São Paulo Ayrton Senna serve principalmente para dar regularidade às distâncias entre as paradas. Serve também para sobrevalorizar imóveis do bairro. E não serve como estação de Metrô. Ela está no fundo de um vale e é subterrânea. É evidente que eiste um erro grosseiro de projeto, pois do jeito que está implementada, ela funciona como uma calha para atrair todas as águas do vale. O canal do córrego é seriamente subdimensionado.

  1. Jardim São Paulo foi construída à toque de caixa e suas obras levaram quase onze anos para serem concluídas. Tudo isso para ser a estação de menor movimento da Linha 1 do Metrô. Se a estação fosse fechada para uma grande reforma, não traria grandes transtornos.

    Essa estação faz parte do pequeno grupo de estações do metrô de São Paulo que não fizeram diferença positiva nas regiões onde foram implantadas. A demanda é baixa (e não justificaria a construção da estação caso o projeto dela fosse elaborado hoje), não atraiu empreendimentos comerciais, residenciais, etc e ainda assim fez subir o valor das propriedades para quem reside nos arredores.

    Jardim São Paulo quebrou o mito de que o metrô por si atrai desenvolvimento por onde passa.

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