A Linha 9-Esmeralda é foco de boa parte dos investimentos atuais da CPTM. Atualmente com duas estações em construção e com a continuidade do processo de expansão, a tendência é que muito em breve o movimento do ramal cresça bastante.
Apesar do otimismo, a expansão sofrerá um pequeno atraso, segundo declarações do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, nesta quinta-feira (23).
Após ser questionado pela reportagem do site (veja vídeo abaixo), Baldy afirmou que a entrega da estação João Dias foi postergada, enquanto a ampliação da operação assistida de Mendes-Vila Natal está prevista até janeiro de 2022.
Brookfield ainda não doou estação
A estação João Dias é fruto de uma parceria inédita com a iniciativa privada em que, pela primeira vez, a empresa responsável pela construção vai realizar a doação do empreendimento. Localizada entre as estações de Santo Amaro e Granja Julieta, a João Dias deverá ocupar um espaço estratégico na Linha 9-Esmeralda além de servir um grande complexo empresarial anexo à estação.
Apesar de a estação estar com suas obras em fase de finalização, a expectativa é que a nova parada da Linha 9 seja aberta à população no mês de outubro. Segundo o mandatário da pasta, o governo aguarda formalização por parte da Brookfield para que o empreendimento possa ser repassado para a CPTM.
Mais ao sul, nos limites da Linha 9 está a estação Mendes-Vila Natal. O mais novo empreendimento da CPTM possui uma excelente estrutura com destaque aos itens de acessibilidade. A estação tem capacidade para atender mais de 450 mil passageiros mensalmente.
Apesar do grande potencial para atrair passageiros, os atuais horários da operação assistida limitam muito as opções dos usuários que queiram utilizar a estação nos seus deslocamentos diários.
Inaugurada em 11 de agosto, Mendes-Vila Natal opera com intervalos enormes e trens que se deslocam em baixa velocidade. Além disso, é preciso trocar de composição em Grajaú para seguir viagem.
Por isso, após cerca de 45 dias de operação assistida, esperava-se por alguma evolução, porém, de acordo com Baldy, conforme as obras forem avançando, principalmente as de sinalização, a operação poderá passar por aprimoramentos.
O seceretáio estima que até janeiro de 2022 o horário de operação da estação possa receber avanços mais consistentes.
Confira as declarações do secretário em entrevista concedida no Pátio Luz da CPTM:
Nossa janeiro !!!!!!que demora incrível
Quanto mais próximo das eleições, melhor.
Ja esperava desse governo do Joãozinho “Calça Apertada” Doria a entrega da Mendes em operação normal apenas para Janeiro 2022, é típico dessa cambada entregar tudo imcompleto apenas para fins de propaganda.
Assumi logo que quer entregar em outubro de 22 caramba.
Isso dever ter relação com a entrega da linha para a ViaMobilidade.
votem no PSDB e é isso que terão amiguinhos kkkkkkkkkkkkk
Se o erraram a data de inauguração de uma estação tão previsível, imaginem quando será a inauguração da estação Varginha.