Estação João Dias já recebe mais de 130 mil passageiros por mês

Durante 2022 a demanda da estação saiu de 2 mil entradas diárias para 4,4 mil embarques. Consolidação do complexo empresarial ajuda no aumento da demanda
Demanda da estação aumenta gradualmente mês a mês (Jean Carlos)

A estação João Dias da Linha 9-Esmeralda foi entregue oficialmente em novembro de 2021 e ao longo dos meses tem apresentado um constante crescimento na demanda.

Entregue à CPTM pela iniciativa privada, a estação João Dias é a única parada do sistema metroferroviário construída integralmente por uma empresa particular. O modelo, apesar de muito promissor, teve particularidades únicas.

Tais particularidades influenciam diretamente na demanda da estação. A presença de duas torres empresariais incentivou a iniciativa privada na construção de uma parada de um meio de transporte de alta capacidade.

No primeiro mês de operação, em novembro de 2021, a estação recebeu 32 mil passageiros, pouco mais de mil pessoas por dia. A maior utilização dos espaços comerciais pode ter sido o catalisador para o aumento na demanda.

Demanda da estação depende muito de empreendimentos associados (Jean Carlos)

Durante a mudança de gestão, de CPTM para ViaMobilidade, a demanda atingiu novos marcos. Em fevereiro foram registradas 2 mil entradas por dia, em maio 3 mil, e em agosto 4 mil passageiros diariamente.

Atualmente a demanda registrada em novembro, último mês com dados consolidados, indica a passagem de 4,4 mil passageiros por dia, ou seja, cerca de 132 mil passageiros por mês utilizando a estação.

Recentemente foram entregues obras que permitiram a conexão da estação com a ciclovia do Rio Pinheiros. Apesar do novo instrumento de mobilidade que a estação ganha, ainda é cedo para observar seus reflexos na demanda geral.

Conexão com a ciclovia do Rio Pinheiros (Jean Carlos)

O aumento da utilização estação João Dias se dará conforme a região se tornar ainda mais adensada, através de um processo gradual de verticalização da região. A presença da parada ferroviária incentiva a decisão ou não de empresas e conglomerados imobiliários investirem na região, consolidando de fato a demanda local.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Passo por aí desde q inauguração,antes era só eu e mais as duas pessoas..hoje em dia já tá enchendo😕

  2. Só precisa colocar uma parada de ônibus em frente da estação
    Aí o número de passageiros aumenta ainda mais

Comments are closed.

Previous Post

Paulo Menezes assume cargo de presidente do Metrô interinamente

Next Post

Consórcio responsável pelos principais projetos da Linha 15-Prata “troca” de sócios

Related Posts