Estação Jundiapeba da Linha 11-Coral será totalmente reconstruída

Uma nova estação mais moderna será erguida no local da atual parada. Apenas o prédio histórico será mantido como bicicletário pela futura concessionária das linhas 11, 12 e 13
Estação Jundiapeba será reconstruída (Jean Carlos)
Estação Jundiapeba será reconstruída (Jean Carlos)

Uma das estações mais precárias de toda a rede de transporte é Jundiapeba. Há décadas sem qualquer tipo de reforma ou melhoria, a estação deverá ser completamente reconstruída após a concessão das linhas do Lote Alto Tietê.

O Empreendimento EST 016 – Reconstrução da Estação Jundiapeba prevê que a atual parada seja demolida e reconstruída totalmente. A estação atual possui 6,4 mil m² e demanda de 7,5 mil passageiros por dia.

Reconstrução

Toda a estrutura existente da estação será demolida com exceção do prédio principal que é histórico. Neste ambiente será abrigado o novo bicicletário da estação. Todo o restante deverá ser reconstruído.

Nova Estação Jundiapeba (CPTM)
Nova Estação Jundiapeba (CPTM)

A estação nova deverá ter dois acessos localizados na porção norte e sul da estação na rua Dona Áurea Martins dos Anjos e na confluência das avenidas Joaquim Pereira de Carvalho com a Guilherme George.

Estes acessos deverão levar o passageiro até uma passarela de transposição das vias férreas que será conectada na região central pelo mezanino da estação. O acesso vertical será feito por escadas fixas, rolantes e elevadores.

Nova Estação Jundiapeba (CPTM)
Nova Estação Jundiapeba (CPTM)

No mezanino centralizado estarão localizadas bilheterias, linhas de bloqueios e SSO. Na área interna estarão disponíveis sanitários, escadas fixas, rolantes e elevadores.

A nova estação será construída em plataforma central com 190 metros de comprimento. A reconstrução exigirá o uso de áreas do lavador de trens de Jundiapeba. Este deverá ser deslocado para uma nova localizada para o início das obras.

Nova Estação Jundiapeba (CPTM)
Nova Estação Jundiapeba (CPTM)

O projeto da estação deverá contemplar ainda nova comunicação visual, sistema de captação de águas pluviais, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de gerador diesel e no-break.

A passagem em nível existente será fechada. Em seu lugar se propõe a construção de um túnel subterrâneo que passará abaixo da estação.

concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações:

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