A estação Juventus-Mooca da Linha 10-Turquesa recebeu atualização em sua comunicação visual. A CPTM tem atuado no sentido de, gradativamente, renovar os elementos de orientação de suas estações.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A estação Juventus-Mooca era uma das paradas que ainda possuía uma comunicação visual bastante antiga. As placas mais recentes foram adotadas na estação quando a denominação dos ramais era feita por letras e cores.
O site esteve na estação recentemente e constatou que a maioria dos elementos internos da estação foram alterados. Nisto se incluem placas com o sentido das plataformas, indicações de saída com sistema viário e equipamentos como sanitários.
O novo padrão de comunicação adotado entre as empresas de transporte mistura um estilo novo de tipografia e pictogramas (símbolos) com o tradicional padrão de cores utilizado anteriormente.
A ideia é que o passageiro tenha à disposição informações importantes de forma intuitiva, facilitando seu deslocamento pela estação e poupando-o de confusões.
Pra mim a estação continua sendo só “Moóca” assim como outras da rede que porcamente mudaram de nome e eu só as chamo pelos nomes originais! Há algo que me intriga e irrita, tirando a Estação Saúde quando acrescentaram “Ultrafarma”, todas as estações da rede em todas as linhas estão tendo as suas placas de comunicação visual atualizadas para esse novo padrão para uniformizar tudo, mas a maioria das estações da Linha 01-Azul continuam com aquelas horríveis placas brancas e o Metrô nunca as muda, está mais do que na hora de atualizar TODAS aquelas placas e não se pode mais vir com aquela desculpa de falta de verbas, pois nas outras linhas sejam as estatais e as concedidas estão trocando tudo e isso tem que ser feito na Linha 01 também, não aguento mais ver aquelas placas ridículas que eu nunca aceitei e que deixam as estações da Linha 01 com aspecto muito mais envelhecido!
Celso Jorge você me remete muito a um cliente que atendi ontem que não entrou em contato APENAS para tumultuar e atrapalhar quem precisa trabalhar. O mesmo não aceitou nenhuma das soluções oferecidas, nem mesmo o cancelamento do produto que foi cobrado em forma de pagamento incorreta. Você, meu caro, faz o mesmo. Vem aqui a apenas para tumultuar. Se você quiser chamar a Juventus-Mooca apenas de Mooca, chame. Se quiser chamar de estação da pinga, chame também. Se quiser chamar a Paulista Pernambucanas de Paulista, ótimo. A forma que você se refere à estação não muda o nome dela. Estamos em 2023, século 21, onde os naming são uma forma de renda até mesmo para os times de futebol. Então esse seu pensamento ultrapassado de que as estações têm que ser chamadas pelo nome padrão remete dizer que Corinthians-Itaquera deveria ser chamada apenas de Itaquera, ou Palmeiras-Barra Funda apenas de Barra Funda. E aí, meu amigo, você se mostra ainda mais com a mente no passado!
Essa estação não precisa apenas de comunicação visual nova, precisa é de uma nova estação hahahah
E a foto com o teto formando ESTALACTITES na pintura corrobora o seu comentário! hahaha
Tambem nao concordo com Mooca juventus martasuflicimariamalufDoria.
Nomes dados corinthianamente sem neco como a ImigrantesSantos, se santos fica a 100km de distancia.
Nao e estalagmites émofo mesmo
Moóca é a Estamais mais “judiada” da Linha Turquesa, rs, tá bem feinha mesmo, merece uma bela reforma. E aqui na onde moro, Ribeirão Pires, a Estação ainda está com aquelas placas antigonas bege ainda, espero que esteja no cronograma da CPTM a troca de tais.
O fim de uma era! haha agora só Água Branca possui as placas marrons (Talvez Ribeirão Pires também, mas não Tenho certeza) fico feliz pela Atualização… porém, me é estranho atualizarem antes da reconstrução que vai ser iniciada ali em breve. Algo que também aconteceu em Itaquaquecetuba, trocaram a comunicação pela primeira vez desde os anos 90, mas em poucos meses a estação vai entrar em reforma, aí vão gastar de novo pra comprar as novas placas… complicado
Outro ponto que me incomoda, é que a CPTM não colocou luz interna nos novos Totens.. o que dificulta muito a identificação dos mesmos a noite… mas enfim… paciência
Por Hora, segue a lista das estações que receberam o novo padrão visual até 30/Jun/2023.
LINHA 1 AZUL
Saúde-Ultrafarma
LINHA 2 VERDE
Até o momento, nenhuma estação recebeu a atualização.
LINHA 3 VERMELHA
Penha-Lojas Besni
Carrão-Assai Atacadista
LINHA 4 AMARELA
Paulista-Pernambucanas
Vila Sônia-Profª Elisabete Tenreiro
LINHA 5 LILAS
Adolfo Pinheiro
LINHA 7 RUBI
Palmeiras-Barra Funda
Lapa
Jundiaí
LINHA 8 DIAMANTE
Palmeiras-Barra Funda
Lapa
Presidente Altino
Quitauna
Jardim Belval
Jardim Silveira
Jandira
Sagrado Coração
Engenheiro Cardoso
Itapevi
Amador Bueno
LINHA 9 ESMERALDA
Presidente Altino
Ceasa
Cidade Universitária
Villa Lobos-Jaguaré
Hebraica-Reboucas
Vila Olímpia
Berrini
Granja Julieta
João Dias
Santo Amaro
Socorro
Jurubatuba
Autódromo
Primavera-Interlagos
Grajau
Bruno Covas-Mendes-Vila Natal
LINHA 10 TURQUESA
Juventus-Mooca
São Caetano do Sul – Prefeito Walter Braido
Utinga
Prefeito Saladino
Capuava
Rio Grande da Serra
LINHA 11 CORAL
Guaianases
Antônio Gianetti Neto
LINHA 12 SAFIRA
Itaquaquecetuba
LINHA 13 JADE
Sem Alterações
LINHA 15 PRATA
Sem Alterações
*Engenheiro Manoel Feio (EM OBRAS) recebeu Apenas uma Testeira com o novo padrão na fachada. A estação junto com Campo Limpo Paulista (Linha 7 Rubi) são as únicas até o momento que ainda contém resquícios do primeiro padrão visual da CPTM (placas Brancas, com texto em preto e detalhes nas cores usadas pela empresa na época)
**Dom Bosco recebeu um novo totem em 2022, mas não recebeu a atualização visual por completo até o presente momento.
***Juventus-Mooca recebeu novo totem meses antes da atualização em seu padrão visual, o mesmo também aconteceu em algumas outras estações como Comendador Ermelino, porém no caso da citada, não houve atualização completa.
Sim Marcos, aqui em Ribeirão Pires as placas são antigas ainda.
Acredito eu que numa potencial reforma eles reaproveitam as placas novas.
Essa estação precisa também de uma reforma. E deixar mais visível o totem que fica no lado de fora, quase se passa despercebido, quem não conhece o local quase não vê.
Tamanduateí da 10 precisa ser refeita a comunicação visual