Estação “Lapa-Senac” da Linha 8-Diamante surge em mapa da rede sobre trilhos

Atualização de abril de 2025 incluiu a nova Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante. Empresas públicas de transporte e a STM foram removidas do rodapé nesta nova versão
Estação Lapa-Senac no mapa metropolitano
Estação Lapa-Senac no mapa metropolitano

O Mapa do Transporte Metropolitano foi atualizado neste mês de abril de 2025 e trouxe uma novidade inesperada, a estação “Lapa – Senac”.

A mudança envolveu apenas a Estação Lapa da Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade – a parada da Linha 7-Rubi está nas mãos da CPTM e será repassada à TIC Trens em novembro.

A renomeação não foi divulgada pela concessionária, mas a prática de venda de naming rights tem se tornando uma tendência no setor metroferroviário.

Nesse sentido, as concessionárias privadas também têm o direito de explorar o nome das estações. A própria ViaMobilidade estaria negociando a venda dos direitos da estação Berrini, da Linha 9, para as Casas Bahia.

Curiosamente, no caso de Lapa, a empresa já conta com uma estação em parceria com o Senac, Jurubatuba. Nesse sentido, a Estação Lapa estar associada com a marca é uma surpresa, já que nenhuma mudança havia sido anunciada previamente.

Estação Lapa Senac, antes (acima) e depois (abaixo)
Estação Lapa Senac, antes (acima) e depois (abaixo)

Estação Ambuitá

A nova versão do mapa também revela alterações em outras partes. A estreante Estação Ambuitá, que foi entregue em abril, agora está inclusa no mapa de transporte metropolitano.

Localizada na extensão operacional da Linha 8-Diamante, a nova parada foi a primeira construída por uma concessionária privada em São Paulo.

Agora a extensão operacional conta com três estações com entrada gratuita. A estação opera em regime assistido com funcionamento das 4h até as 0h.

Estação Ambuitá, antes (esquerda) e depois (direita)
Estação Ambuitá, antes (esquerda) e depois (direita)

Mudança no Rodapé

Uma mudança que pode passar despercebida – mas que tem seu simbolismo – é a retirada das empresas públicas do rodapé do mapa metropolitano.

Anteriormente constavam a CPTM, EMTU, Metrô e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Todas essas instituições foram removidas da nova versão.

Remoção das empresas públicas, antes (acima) e depois (abaixo)
Remoção das empresas públicas, antes (acima) e depois (abaixo)

Em seu lugar consta unicamente a marca do governo do estado de São Paulo. Apesar da mudança ser simples, ela mostra, de certa maneira, um protagonismo cada vez menor das empresas públicas e da própria STM, que vem perdendo força nos últimos meses.

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    1. Sim. Jurubatuba continua Jurubatuba – SENAC. A mudança é a inclusão da Lapa, como Lapa – SENAC, provavelmente pela unidade do SENAC próximo à Estação.

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  1. Quase toda renomeação fica uma porcaria mas, particularmente, não vejo problema nenhum nessas incursões do sistema S.

    Aliás, se for pra criticar algo, que seja a forma da mudança. Por quê não colocar logo Senac Lapa (sim, sem hífen) ou Senac Jurubatuba? Os nomes das instituições do sistema S nem poluem o modal como as outras homenagens.

    Em tempo, hoje também foi anunciada a proposta “Tiradentes – Frei Galvão”.

    1. Eu acho ridículo empresa privada ser associada aos nomes das estações sem nenhum fundamento. No caso de “Guilhermina-Esperança” foi devido existirem os dois bairro, dando sentido ao nome. Daí começaram as frescuras: de um lado “Corínthians-Itaquera”, do outro lado ” Palmeiras-Barra Funda”. Para estrangeiros que visitam a cidade, é complicado decorar nomes compridos. Para paulistanos, é obra de gente fresca que não tem o que fazer e ficam “enfeitando” os nomes considerados “padrão”. Para quê nomes duplos em algo que já é entendível?

  2. Eu sou contra a retirada dos nomes das empresas públicas e da STM do Mapa do Transporte Metropolitano, assim como esses naming rigths ridículos e essas mudanças porcas dos nomes das estações da rede por esses deputados vadios da ALESP, isso deveria ser terminantemente PROIBIDO!

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