Uma das oito estações da extensão da Linha 2-Verde do Metrô até a região Penha, Aricanduva é até o momento a obra que está num estágio mais atrasado entre elas.
Localizada em frente à movimentada avenida de mesmo nome, a futura parada terá uma importância grande para a região ao contar com um terminal de ônibus para levar passageiros de pontos mais distantes do eixo do ramal.
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O canal iTechdrones registrou os trabalhos no canteiro nesta semana e revelou o início das escavações dos poços secantes, técnica usada em Aricanduva para abrir a corpo principal da estação.
Trata-se de um tipo de construção que foi muito empregado na Linha 5-Lilás em estações como Adolfo Pinheiro, Brooklin e Campo Belo e consiste na abertura de poços circulares sobrepostos, formando uma vala extensa. Na extensão da Linha 2 até Penha, ela é a única a ter esse layout, que proporciona plataformas bastante espaçosas.
Apesar do início tardio das escavações, é esperado nenhum impacto no cronograma da obra como um todo já que a passagem do tatuzão pelo local ainda deve levar muito tempo. Ela será a 6ª estação a receber a tuneladora, após Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara, Orfanato e Penha.
Em imagens antigas, o Metrô mostrou Aricanduva com uma grande cobertura metálica e passarelas que cruzam o Córrego Aricanduva. Não se sabe se esse conceito permanecerá no final, no entanto.
Guilherme Giorgi
Em contraste com Aricanduva, as obras da estação Guilherme Giorgi estão bastante avançadas, com a escavação da vala quase concluída. Até mesmo o acesso secundário já teve boa parte do volume de terra retirado do local.
A expectativa é que o Metrô inaugure a extensão em duas fases a partir de 2026.