Estação mais atrasada da Linha 2-Verde, Aricanduva começa escavação dos poços secantes

Futura estação da extensão do ramal de metrô ficará localizado na Avenida Aricanduva e contará com pequeno terminal de ônibus
Poços secantes da estação Aricanduva surgem (iTechdrones)

Uma das oito estações da extensão da Linha 2-Verde do Metrô até a região Penha, Aricanduva é até o momento a obra que está num estágio mais atrasado entre elas.

Localizada em frente à movimentada avenida de mesmo nome, a futura parada terá uma importância grande para a região ao contar com um terminal de ônibus para levar passageiros de pontos mais distantes do eixo do ramal.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O canal iTechdrones registrou os trabalhos no canteiro nesta semana e revelou o início das escavações dos poços secantes, técnica usada em Aricanduva para abrir a corpo principal da estação.

O formato dos poços secantes, que também foi usado em estações da Linha 5 (iTechdrones)

Trata-se de um tipo de construção que foi muito empregado na Linha 5-Lilás em estações como Adolfo Pinheiro, Brooklin e Campo Belo e consiste na abertura de poços circulares sobrepostos, formando uma vala extensa. Na extensão da Linha 2 até Penha, ela é a única a ter esse layout, que proporciona plataformas bastante espaçosas.

Corte da futura estação Aricanduva

Apesar do início tardio das escavações, é esperado nenhum impacto no cronograma da obra como um todo já que a passagem do tatuzão pelo local ainda deve levar muito tempo. Ela será a 6ª estação a receber a tuneladora, após Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara, Orfanato e Penha.

Em imagens antigas, o Metrô mostrou Aricanduva com uma grande cobertura metálica e passarelas que cruzam o Córrego Aricanduva. Não se sabe se esse conceito permanecerá no final, no entanto.

Estação Guilherme Giorgi (iTechdrones)

Guilherme Giorgi

Em contraste com Aricanduva, as obras da estação Guilherme Giorgi estão bastante avançadas, com a escavação da vala quase concluída. Até mesmo o acesso secundário já teve boa parte do volume de terra retirado do local.

A expectativa é que o Metrô inaugure a extensão em duas fases a partir de 2026.

Total
0
Shares
Previous Post

Em reportagem, TV Globo distorce fatos sobre falhas no Metrô

Next Post

Licitação de expansão do pátio Tamanduateí, da Linha 2-Verde, é postergada para maio

Related Posts

28ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária ocorrerá entre os dias 13 e 16 de setembro em São Paulo

A 28ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá na semana que vem, entre os dias 13 e…
Leia mais