Uma explosão de demanda de meros 190 usuários para 9.810 passageiros recebidos por dia. Esse é o resultado do primeiro mês de operação plena da estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda.
Desde o começo de julho, a estação, inaugurada às pressas pelo ex-governador João Doria em agosto do ano passado, passou a funcionar das 4h à meia-noite em todos os dias da semana. Além disso, a ViaMobilidade pôs fim à necessidade de troca de trens na estação Grajaú, o que tornou a viagem bem mais rápida – as composições também operam em velocidade bem maiores do que antes.
O aumento da demanda foi presenciado pelo site em visita realizada dias depois do início da operação plena. Os números de julho, no entanto, impressionaram: trata-se de um aumento de 5.063% de um mês para outro (veja tabela) e que comprova como os moradores da região ficaram desatendidos pelo ramal durante a “operação assistida” que durou quase 11 meses – por conta de vários sistemas e obras incompletos.
A previsão da concessionária é que o movimento cresça ainda mais já que a estação deverá receber cerca de 15.000 usuários em dias úteis.
Os números de julho já colocam Mendes-Vila Natal como a 13ª estação mais movimentada da Linha 9, à frente de paradas como Presidente Altino, Ceasa, Cidade Universitária, Hebraica-Rebouças, Socorro, Autódromo e João Dias, esta também inaugurada no ano passado, mas que funciona plenamente desde o primeiro dia de operação.
Alívio para Grajaú
Outro dado interessante sobre Mendes-Vila Natal é que ela absorveu parte do público que utilizava a estação Grajaú, pelo que se deduz da queda no movimento desta última de junho para julho.
Antes passavam em média quase 60 mil pessoas por Grajaú, número que caiu para 51 mil usuários no mês passado. Ou seja, a nova estação não apenas se tornou um caminho mais rápido para milhares de passageiros como atraiu mais gente.
O mesmo fenômeno deverá se repetir com a futura estação Varginha, mas isso provavelmente no final de 2023 já que ela também servirá de “palanque eleitoral” bem antes de operar de forma integral.
Compare a média diária de usuários em julho e julho deste ano na Linha 9-Esmeralda
Posição | Estação | jul/22 | jun/22 | Variação |
---|---|---|---|---|
1º | Pinheiros | 84.730 | 84.290 | 0,5% |
2º | Santo Amaro | 68.590 | 70.080 | -2,1% |
3º | Grajaú | 51.690 | 59.750 | -13,5% |
4º | Vila Olímpia | 22.060 | 21.620 | 2,0% |
5º | Morumbi | 17.100 | 16.990 | 0,6% |
6º | Osasco | 14.350 | 14.500 | -1,0% |
7º | Primavera-Interlagos | 13.060 | 13.130 | -0,5% |
8º | Berrini | 12.160 | 11.750 | 3,5% |
9º | Cidade Jardim | 11.630 | 12.030 | -3,3% |
10º | Villa Lobos-Jaguaré | 10.830 | 10.050 | 7,8% |
11º | Granja Julieta | 10.560 | 10.290 | 2,6% |
12º | Jurubatuba | 9.910 | 10.720 | -7,6% |
13º | Mendes-Vila Natal | 9.810 | 190 | 5063,2% |
14º | Socorro | 8.100 | 8.340 | -2,9% |
15º | Hebraica-Rebouças | 7.520 | 7.340 | 2,5% |
16º | Autódromo | 7.400 | 7.670 | -3,5% |
17º | Cidade Universitária | 5.810 | 6.230 | -6,7% |
18º | Ceasa | 5.200 | 5.150 | 1,0% |
19º | João Dias | 3.530 | 3.500 | 0,9% |
20º | Presidente Altino | 2.850 | 2.850 | 0,0% |
Fonte: ViaMobilidade
Onde consigo ver essas informações de passageiros por dia da linha 8?
Oi Luis, tudo bem? Nesse link: https://www.viamobilidade.com.br/nos/passageiros-transportados
Muito bem colocado, “O mesmo fenômeno deverá se repetir com a futura estação Varginha, mas isso provavelmente no final de 2023 já que ela também servirá de “palanque eleitoral” bem antes de operar de forma integral”
Mais um exemplo que embora seja uma concessão será o governo que bancará a expansão até Varginha!
Enquanto não sair de forma plena a estação Varginha, a estação Mendes/Vila Natal tem tudo pra ganhar mais algumas colocações no ranking. Fiquei surpreso com a estação Osasco com apenas 14.500/dia.
Acredito que seja pq boa larte da demanda da estação seja por integração o mesmo caso de presidente Altino que é bem movimentada tbm mas só pela integração