A CPTM vai receber novos recursos para reforma da Estação Mogi das Cruzes, na Linha 11-Coral. O novo investimento foi liberado pelo governo de São Paulo nesta semana e prevê uso em obras de modernização, incluindo uma nova passarela. O projeto tem previsão de ficar pronto ainda em 2022.
“A estação Mogi das Cruzes será totalmente reconstruída e entregue com toda acessibilidade necessária para atender aos passageiros dessa região”, disse Paulo Galli, secretário de transportes metropolitanos, em comunicado. A autorização foi feita pelo governador do estado, Rodrigo Garcia.
Para a realização da obra, a equipe da CPTM realizará um projeto para as reformas, e não estão descartadas possíveis necessidades de desapropriações e liberações de áreas municipais, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolinatos.
Entre os objetivos da reconstrução está atender todas as normas de acessibilidade prevendo rota tátil e sanitários acessíveis, além de melhorias na estrutura geral, como instalação de escadas rolantes e elevadores. No plano também há a intenção de aproveitar espaços da estação para comércios.
Segundo a CPTM, o mesmo modelo de projeto será adotado para as outras três estações: Estudantes, Jundiapeba e Braz Cubas, com previsão de elaboração a partir de 2023.
Em 2021, houve um fracasso em lançar concessões das estações Mogi das Cruzes, Jundiapeba e Estudantes. A expectativa é que uma nova tentativa ocorresse no início do ano, mas ainda não se concretizou.