Oitava e última parada da primeira fase da Linha 17-Ouro do Metrô, a estação Morumbi teve seus trabalhos iniciados oficialmente nesta sexta-feira (16) com a presença do governador Geraldo Alckmin. A nova estação, que deve ficar pronta entre o final de 2019 e o início de 2020, é importante para o monotrilho por fazer a ligação com a linha 9-Esmeralda da CPTM.
Ela também é fundamental para que a linha possa operar nas duas vias, isso porque a área de manobras dos trens fica justamente após a estação. Ou seja, sem ela o monotrilho só poderia ir e volta pela mesma via.
O contrato para construção da estação Morumbi foi vencido pelo consórcio CCIN-CCCC, nada mais do que um novo nome para a construtora Camargo Correa. Após fazer acordos de leniência sobre a operação Lava Jato, a empresa se reorganizou e já pode voltar a participar de licitações públicas. Seu trabalho, no entanto, será complicado nesse projeto. A razão é que a estação Morumbi será feita com parte das fundações dentro do Rio Pinheiros, que precisará ter um trecho aterrado.
Além disso, as obras devem causar algum reflexo na operação da linha 9 da CPTM e sua estação Morumbi. Para integrar as duas paradas, será preciso ampliar a plataforma dos trens metropolitanos. Para completar, a estação do monotrilho terá um novo acesso mais ao sul do atual e onde ficará o prédio técnico.
Segundo o governo, a nova estação terá piso tátil, quatro elevadores, oito escadas rolantes, cinco escadas fixas e dois bloqueios especiais. Serão construídos dois bicicletários, um ao lado da ciclovia da Marginal Pinheiros e o outro no acesso principal, na avenida das Nações Unidas. O movimento da estação, com 8,6 mil m² de área construída, é estimado em 41 mil passageiros por dia.
Projeto refeito
O início das obras da estação Morumbi ocorre quase seis anos após o começo dos trabalhos na Linha 17. O atraso foi causado por uma mudança no projeto da estação pelo Metrô que considerou que o movimento de baldeação com a linha da CPTM seria muito maior do que o imaginado. Além disso, desde que o projeto original foi concebido, a região próxima à estação teve vários edifícios corporativos construídos, ampliando a quantidade de pessoas que circulam por ali.
A primeira estação desenhada seria apenas uma continuação da atual e com um acesso somente. Agora, com o novo projeto, as plataformas passaram a ser laterais em vez de central e até mesmo o desenho da cobertura mudou para um padrão mais arrojado (veja imagens). A expectativa do governo é que a Linha 17 atenda cerca de 185 mil usuários por dia. Mas há partes da obra que ainda sofrem com paradas repentinas como o lançamento das vigas-guias.
O consórcio Monotrilho Integração, responsável por esse trabalho, foi intimado pela Justiça a concluir sua parte, mas depois de lançar várias vigas na região da avenida Washington Luiz os trabalhos pararam novamente. Falta justamente o grande trecho às margens do Rio Pinheiros, local da nova estação. Segundo consulta ao governo via SIC (Serviço de Informação ao Cidadão), “O cronograma de lançamento das vigas-guia encontra-se em revisão”.
Ela já será aberta pela iniciativa privada, afinal o consórcio Via Mobilidade, que venceu o edital de concessão das linhas 5 e 17, deve assumir a operação no segundo semestre deste ano. Enquanto isso, as fases 2 e 3 da linha 17 seguem sem previsão, embora o governo admita que exista a possibilidade de expandi-la até pelo menos Paraisópolis.
Atualizado às 14h40 de 16/02/2018
Veja também: Linha 17-Ouro do Metrô volta a andar nos trilhos
RMeier, boa tarde. Como funcionará o esquema da estação Aeroporto Congonhas. Pelo mapa de estações, ela fica deslocada do traçado que começa no Jardim Aeroporto e vai até Morumbi. Será uma linha especial que vai até Congonhas?
Lucas, boa tarde. O Metrô ainda não divulgou o esquema operacional, mas acredito que teremos trens partindo de Morumbi com destino à Congonhas e outros para Jardim Planalto. Precisamos ver como a concessionária Via Mobilidade fará também. Eles podem optar por deixar um trem indo e voltando para Brooklin Paulista, dependendo da demanda no início.
Interessante. Acredito que o acesso da Linha 17 ficará mais próximo do ponto de ônibus que tem na Marginal.
Porém pensei aqui, caso a pessoa venha pelo acesso da Linha 9, seria legal se ela pudesse também entrar lá e ir para a Linha 17 sem ter que descer e subir escadas, como uma passarela interna que ligasse as duas entradas, se fosse possível tecnicamente. É mais confortável (e seguro) caminhar já dentro da estação do que ter que ir andando até outro acesso, principalmente à noite. Este é só meu ponto de vista.
Qual é o endereço dessa nova estação? É no terreno da WT Morumbi?ou na esquina da Rua Eng.Mesquita Sampaio?
Oi Isaias, o acesso ficará no terreno do WT Morumbi, já a estação será construída um pouco antes da parada da CPTM para quem está indo do Grajaú para Osasco.
Ficou legal o novo site, mas esse lilás alude à linha 5.
Não foi intencional…rs A ideia é unir o azul do Metrô com o vermelho da CPTM!
Essa linha ia sair do Jabaquara, passar pelo aeroporto de Congonhas e ir até o estádio do Morumbi. Sabe o motivo da mudança do projeto?
Olá amigo, essa linha tem no projeto em torno de 18 estações, sendo que apenas 8 estão em construção. As demais estações estão nos planos do metrô, ou seja, serão construídas?
Olá Ricardo como vai?
Tendo como base as estações São Lucas e Camilo Hadadd da linha 15, que foram erguidas “do nada” podemos acreditar no atual prazo dado pelo governo? Mais tardar início de 2020.
Abraços e obrigado pelo excelente post