A Linha 17-Ouro deu um passo concreto para ter a fase 2 do seu projeto implantada. O Metrô de São Paulo e as empresas Golf Village e Arconte assinaram um termo de permissão de uso para implantação do viário no entorno da futura estação Panambi, também conhecida como “Panamby”.
A nova parada de monotrilho ficará localizada dentro do Parque Global, um complexo multiuso que está sendo implantado na margem oeste do Rio Pinheiros.
Pelo acordo estabelecido, o Metrô concedeu a permissão de uso do imóvel de sua propriedade localizado entre a Margina Pinheiros, a Rua Professor Benedito Montenegro e a Avenida Major Sylvio de Magalhães Padilha.
O grupo incorporador executará no local o sistema viário projeto para a implantação da Linha 17-Ouro, que terá no local estruturas e vias elevadas, os acessos da estação e a subestação primária Panambi. A área total cedida é de 30,1 mil m².
O trabalho é uma contrapartida do empreendimento para mitigar o impacto viário na região e foi acertado com a prefeitura da capital paulista.
Não se trata, no entanto, de um acordo semelhante ao que permitiu a implantação da estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda, e que fica nas proximidades. Neste caso, o grupo que construiu duas torres comerciais em frente ao ramal doou a construção da estação à CPTM a fim de facilitar o acesso ao seu empreendimento.
Segunda fase suspensa há anos
A estação Panambi deverá ter um impacto semelhante para o Parque Global, conjunto que inclui torres comerciais, shopping, escritórios e um centro de medicina.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Localizada após a estação Morumbi, Panambi será a primeira parada da fase 2 da Linha 17, que contará ainda com as estações Paraisópolis, Americo Maurano, Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi, onde se conectará à Linha 4-Amarela.
No entanto, sua implantação está suspensa há vários anos, a despeito de promessas do governo estadual de retomá-las.
Há pelo caminho alguns assuntos espinhosos como o trecho que passa na lateral do Cemitério do Morumbi e a construção de um condomínio de prédios sobre área onde ficariam as vias do monotrilho.
Além disso, a Linha 17 foi por muitos anos alvo de protestos de moradores que acusaram o projeto de desvalorizar bairros na região. O trecho prioritário do ramal, com oito estações, deverá ser inaugurado até junho de 2026.
Que saia logo, ate mesmo quase junto com a fase 1.
Espero que, ao menos, o Governo consiga liberar a construção da Estação Panamby, ainda que seja uma estação de pouco movimento, mas seria importante para a malha. Junto com ela, poderia destravar a estação Vila Paulista, na outra ponta, já que sta fica bem próxima do atual trecho em execução.
Aguardem, só mais 72h
É engraçado falar de fase 2 quando a fase 1 está pelo menos 10 anos atrasada e sem real expectativa de entrega.
no brasil,muita conversa pouca realizaçao
nao se inaugura nem o trecho 1 quanto mais o 2
Bom dia!
Depois da estação Panambi, não seria mais lógico o metro passar junto dos shoppings Jardim Sul e Morumbi Town e, depois, ir paralelo à Av Giovanni Gronchi em direção ao estádio do Morumbi? Não seria uma solução que faria mais sentido?
E tem espaço pra isso? Giovanni é um ovo.
Lá para 2050 deve ficar pronto.
podia aproveitar e essa empresa fazer a estação toda, acho que terminaria primeiro que a fase 1