Estação Pari pode integrar linhas 10-Turquesa e 11-Coral após concessão

Futura estação está classificada no edital do Lote ABC Guarulhos como contingente. Projeto e obras deverão ser realizados pelo Metrô de São Paulo
Local da futura Estação Pari das linhas 10 e 11 (Jean Carlos)
Local da futura Estação Pari das linhas 10 e 11 (Jean Carlos)

A futura Estação Pari (Cerealista) está prevista no contrato de concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix do chamado Lote Alto Tietê. Sua inclusão, porém, está categorizada como investimento contingente.

A informação consta no anexo IIA, sendo denominada como Empreendimento EST 041 – Reforma da Estação Pari. Os estudos de demanda apontam que a estação receberá cerce de 40 mil passageiros diários.

O contrato não dá muitos detalhes de como será esta estação. Fato é que sua construção deverá ser compatibilizada com as obras da Linha 19-Celeste que será executada pelo Metrô de São Paulo.

Estação Pari é considerado como Investimento Contingente (SPI)
Estação Pari é considerado como Investimento Contingente (SPI)

Sabe-se que a estação terá integração com as linhas 10-Turquesa e 11-Coral. Caberá à futura concessionária, assim que acionada pelo poder concedente, realizar os seguintes investimentos:

  • Implantação de comunicação visual
  • Implantação de sistema de quantificação de passageiros nas transferências
  • Implantação de bicicletário

A futura estação da Linha 19-Celeste será construída na quadra delimitada pela Rua Mendes Caldeira e Rua Santa Rosa, ao sul das vias férreas da CPTM. O acesso norte será construído na Rua Monsenhor Andrade.

Local da estação Pari/Cerealista da Linha 19-Celeste (CMSP)
Local da estação Pari/Cerealista da Linha 19-Celeste (CMSP)

O projeto para a construção de duas novas plataformas ferroviárias deverá requerer desapropriações e interdições temporárias das vias no futuro. Tão logo o projeto executivo esteja concluído será possível dimensionar o impacto das obras.

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  1. Essa futura estação no passado foi cogitada para ter integração também da Linha 4 (Amarela) uma vez que o túnel termina na Rua João Teodoro perto do pátio do Pari e poderia tirar do papel essa expansão para redistribuir melhor o fluxo de passageiros nas outras Linhas de Metrô e CPTM e fora que a Linha 4 deveria ir até a Estação Pedro II como era estabelecido no projeto original do Metrô e aproveitar aquela plataforma fantasma.

    1. Na vdd não, essa localização era perto da estação da L4 quando ela ainda fazia um grande U na malha, desde q assumiu o trajeto linear ela termina apontada pro nordeste, hj ela termina no encontro da Rua João Teodoro com a Rua Dom Antônio de Melo, pra chegar ao pari a linha teria q fazer uma curva de 180°C

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