O Grupo CCR, controlador das concessionária ViaQuatro e ViaMobilidade, planeja adotar uma estratégia mais feroz em termos de receitas não tarifárias. A companhia pretende investir um montante de R$ 100 milhões para ampliar seu potencial.
Na coluna Pipeline do Valor Econômico a informação é de que a CCR pretende aumentar a participação das chamadas receitas acessórias dos tímidos 4% para até 20% da receita total das concessionárias.
Uma das ações é ampliar e adaptar estações para oferecer mais comércios e serviços e atender a demanda de quase 2 milhões de passageiros que diariamente circulam por linhas administradas por ela.

Mall Pinheiros e Mall Capão Redondo
O primeiro foco do grupo foi a grande reforma no mezanino do terminal Vila Sônia, que se tornou o Mall Vila Sônia, um complexo de variadas lojas que atendem aos passageiros que passam pela estação.
A CCR pretende focar ainda em duas grandes estações. Na Linha 5-Lilás será construído o Mall Capão Redondo que contará com 50 lojas e 2,5 mil m² de ABL (Área Bruta Locável).

Mas o projeto que vai consumir mais investimentos é o da ampliação da Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, que deverá receber estruturas adicionais para água, esgoto, luz e ar-condicionado.
A estação que faz integração com a linha 4-Amarela tem obras pendentes, segundo o contrato de concessão. A estação ganhará uma nova passarela de transferência entre as linhas 4 e 9.

Além disso está prevista a ampliação do mezanino antigo da estação com melhorias gerais que vão desde troca de pisos até a instalação de escadas rolantes novas. Essa série de melhorias associadas e um novas áreas comerciais potencializará o aumento de receitas da concessionária.
A estratégia de receitas não tarifárias é algo que precisa ser mais explorado por todas as empresas de transporte sobre trilhos que devem adotar estratégias mais ousadas para garantir sustentabilidade financeira e resultados positivos no longo prazo.
e a passarela que da acesso ao terminal de onibus..no extremo do mezanino? e essa que vai no projeto acima? realmente esta abandonada ha muito…seria mais uma acesso pra uma estacao integração