O Metrô de São Paulo abriu nesta sexta-feira, 29, a licitação para execução das obras civis da futura Estação Ponte Grande da Linha 2-Verde em Guarulhos.
Os serviços contemplam obra bruta e acabamento da nova parada e seus acessos. A estação era a única a não ter obras contratadas na licitação original, lançada há mais de uma década.
Esse é o primeiro projeto revelado em detalhes de uma estação do Metrô na cidade. Ela estará localizada na quadra delimitada pela Avenida Guarulhos, Rua Vitória e Rua Joaquim Isidoro da Silva.
O certame aberto pelo Metrô tem orçamento sigiloso. O contrato para as obras têm duração de 70 meses, sendo 61 para execução da estação.
No cronograma de obras, a empresa deverá executar os projetos executivos em até um ano. A estrutura para o tatuzão deverá estar pronta em até 39 meses aproximadamente, ou seja, três anos e três meses após a assinatura do contrato.
A sessão pública para processamento da licitação ocorrerá no dia 13 de fevereiro de 2025. O critério de escolha da empresa será o menor preço. Também será realizada a avaliação técnica e financeira da proponente para validar sua escolha.
O trecho entre Penha e Dutra da Linha 2-Verde está pausado há vários anos, mas uma correspondência enviada aos moradores da região da estação Penha de França revelou que as obras devem ter início em março de 2025.
Além de Penha de França e Ponte Grande, serão construídas as estações Tiquatira, Fernão Dias e Dutra. Não há um prazo certo sobre inaugurações ainda.