O projeto e construção da estação Ponte Grande, parte da extensão da Linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos, teve as propostas da licitação entregues nesta quinta-feira, 13.
Nada menos que oito consórcios participaram da sessão pública, com valores entre R$ 405 milhões e R$ 539 milhões. O melhor valor foi proposto pelo consórcio CRASA-Ghella-Estação Ponte Grande, que pediu R$ 405.344.401,00 – veja outras propostas na imagem abaixo.
Após a abertura das propostas comerciais, o Metrô tomou uma decisão diferente: convocou os três consórcios com as propostas mais em conta para apresentarem as planilhas de serviços e preços detalhadas até terça-feira, 18. São eles a Constran (R$ 448,4 milhões) e Heleno & Fonseca Construtécnica (R$ 458 milhões).
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Normalmente, a companhia chama apenas o melhor colocado para realizar essa conferência. Caso as informações não procedam, aí então o Metrô passa a convocar o segundo colocado e assim por diante.
A mudança pode envolver a necessidade de acelerar o processo de licitação da estação, que é a única da extensão da Linha 2 ainda sem contrato.
Em 2012, o Metrô havia contratado as empresas que farão as estações Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias e Dutra.
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Primeira estação em Guarulhos
Ponte Grande será a primeira estação da Linha 2-Verde dentro de Guarulhos, localizada na Avenida Guarulhos em frente à Praça Liessi.
Ela ocupará uma área de 17.000 m² e terá cinco pisos até o nível da plataforma, além de contar com uma grande praça e área comercial.
O site detalhou em primeira mão como será a futura estação. As obras da extensão da Linha 2 entre Penha e Guarulhos deverão começar em março e serem entregues por volta de 2030.
O novo tatuzão deverá chegar ao Brasil em 2026 para dar início às escavações do trecho, que também contará com um pátio de manutenção.
Sinceramente, qual a necessidade de construir esses trambolhos, por que não seguir o modelo das estações da Paulista?
Para aproveitar a área que será desapropriada e evitar que fique um local totalmente abandonado como ocorre em algumas estações.
Porque essa não será uma simples estação! Ela será o ponto final da linha 2 verde, terá integração com a linha 19 Celeste, Terá um terminal de ônibus entre outras coisas, ela será uma estação muito importante para o sistema.
Errado!
A matéria aqui cita Ponte Grande, a qual será a penúltima (ou segunda) estação da Linha 2 e não terá nenhuma integração com a rede (a conexão será na estação final Dutra).
Ponte Grande terá baixa demanda. Aliás, ainda bem! Pois o que menos a L2 vai precisar é de mais demanda ainda entre Penha e Guarulhos para, digamos assim, justificar a importância da linha em questão.
“Demanda para metrô” terá de sobra na L2, para dar e “vender”.
Aliás, vai ter demanda para, no mínimo, 1 linha e meia. Mas, infeliz e lamentavelmente, estará toda concentrada numa única!
Porque as estações da Paulista, além de estarem saturadas por terem pouco espaço pro tamanho da demanda, foram as mais caras já construídas pelo Metrô.
Essa Constran não abandonou as obras da Linha 17-Ouro?