Abertas às pressas no sábado, 27, a estação São Paulo-Morumbi passa a levar a Linha 4-Amarela mais próxima da periferia da capital e da divisa com o município de Taboão da Serra – distante quase 4 km de lá. Embora não fosse a linha de trem mais “central” da cidade – título que cabe à Linha 2-Verde que na sua maior extensão fica a 6,5 km do marco zero – o ramal operado pela ViaQuatro percorria até então um trecho caracterizado por pólos geradores de emprego.
Até Butantã, então a estação mais afastada do centro (8 km), a Linha 4 tem mais um papel distribuidor do que pendular. A exceção é justamente Butantã que concentrava todo o fluxo de passageiros vindo da região e de outros municípios vizinhos graças ao seu terminal de ônibus. Com isso, nada menos que 80 mil pessoas utilizam essa estação diariamente, parte delas que deverá descer em São Paulo-Morumbi – 12 linhas devem ser deslocadas para lá.
Mas o terminal de ônibus da nova estação ficou para depois. Segundo o governo, ele será inaugurado em cerca de 45 dias, portanto, em dezembro. Com ele concluído, a previsão é que São Paulo-Morumbi movimente 26,5 mil pessoas por dia, assumindo provisoriamente um papel que foi pensado para ele inicialmente. Nos primeiros projetos do Metrô, a estação seria terminal da Linha 4, mas a supressão da estação Três Poderes fez o governo planejar uma nova estação, Vila Sônia, ao lado do pátio de manutenção.
Dotada de um terminal de ônibus construído por cima do pátio, a futura estação deverá ficar pronta em 18 meses, segundo a estimativa mais recente. Portanto, até meados de 2020 São Paulo-Morumbi servirá como terminal, distante pouco mais de 10 km do centro de São Paulo. Já sobre a futura ampliação até Taboão da Serra, que acrescentará duas novas estações à linha, nenhuma novidade afinal a decisão caberá ao novo governador João Dória, que assumirá em 1º de janeiro de 2019.
Estação ampla
Além do papel social de levar um transporte de alta capacidade para uma região com mobilidade complicada, a nova estação também foi comemorada pela torcida do São Paulo Futebol Clube. O clube de futebol era o único da capital a não contar com uma estação de metrô ou trem próxima ao seu estádio. Agora, São Paulo-Morumbi assumirá uma função importante para os frequentadores do estádio do Morumbi, distante cerca de 1,5 km da linha. E o primeiro teste para os são-paulinos ocorrerá no próxima domingo, 4 de novembro. O governo e a ViaQuatro ampliarão o horário de funcionamento nesse dia, de 10h às 21h em vez de 15h para que a torcida possa usufruir da nova estação.
Os torcedores (e usuários comuns) que visitarem a nova estação encontrarão uma estrutura bastante ampla e não tão profunda quanto outras da linha. Com pouco menos de 28 metros de profundidade, São Paulo-Morumbi possui quatro pisos subterrâneos. Além da plataforma, há um mezanino metálico como em outras estações do ramal. De lá o passageiro caminha por um curto corredor lateral até o primeiro lance de escadas. Mais um piso intermediário e subimos até o andar onde se encontram a bilheteria, o túnel de ligação com o acesso secundário e a longa linha de bloqueios, necessária para dar conta do movimento vindo do terminal de ônibus.
Certamente será uma estação onde a ViaQuatro poderá instalar vários quiosques e lojas, mas que carece de uma iluminação natural maior. Apesar da enorme cobertura metálica, ainda incompleta, a luz do sol só chega ao interior pelo acesso principal e por uma pequena fresta no centro do terminal de ônibus e que está fechada por conta das obras. O acesso secundário, todo revestido de vidro no térreo, prevê uma futura ligação com a Linha 17-Ouro de monotrilho, mas que está suspensa no momento.
A viagem entre Butantã e São Paulo-Morumbi leva cerca de 2 minutos e 45 segundos e percorre 2,4 km, uma das maiores distâncias entre estações do Metrô de São Paulo – tudo por culpa da ausência da estação Três Poderes. Os usuários que desembarcarem de ônibus no corredor da avenida Francisco Morato precisarão que a CET altere o tempo de abertura do semáforo de pedestres, hoje extremamente favorável aos carros. Além do terminal e do estádio do Morumbi nas proximidades, a estação também dará acesso ao Shopping Butantã, do outro lado da avenida Jacobe Salvador Zveibil.
O horário de operação reduzida das 10 às 15 horas deve durar pelo menos 15 dias quando possivelmente a ViaQuatro já passe a abrir a nova estação em horário pleno. Com mais essa inauguração, a rede metroferrroviária soma 19 estações abertas em 2018, maior expansão de sua história. São cerca de 370 km de trilhos, contando a CPTM (273 km) e Metrô/ViaQuatro/ViaMobilidade (96 km).
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Acho que esta linha também poderia ser estendida após a Luz, construindo uma estação no Pari, que foi até estudada, e também até os bairro Vila Guilherme e Vila Maria, ambos populosos e sem conexão metrô-ferroviária.
Vale lembrar que mesmo depois de concluída a extensão até a Vila Sônia ela ainda será a linha mais curta de todas.
Esse projeto de seguir até o Pari e Vila Maria hoje faz parte da Linha 19 Celeste
Verdade, e tomara que essa Linha Celeste saía de fato do papel.
Ricardo, você sabe se há previsão para portas de plataforma nas linhas 1 e 2?
Oi Enricco, tudo bem? Sim, elas terão nos próximos anos. A Linha 1 terá portas em todas as estações, já a Linha 2 em quase todas. Há uma licitação aberta para isso. Veja detalhes: https://www.metrocptm.com.br/metro-apresenta-projeto-de-instalacao-de-portas-de-plataforma-nas-linhas-1-2-e-3/
Apenas atualizando, o metrô São paulo morumbi estará aberto das 10 hs às 21 hs no dia 04/11 devido ao jogo no morumbi….
Obrigado pelo alerta, Valdecir. Não faria muito sentido mesmo a estação fechar às 19h se o jogo começa às 17h. Muita gente não conseguiria chegar até ela antes desse horário.
RiCardo, bom dia: Tem informação da Prefeitura se em cada inauguração de uma nova Estação há diminuição, extinção, de alguma linha de Ônibus? Acredito que com o acréscimo da extensão de transportes sobre trilho a circulação de veiculos movido a diesel deve diminuir.
Irei utilizar muito, ao longo de muitos anos essa nova estação. Sera a mais próxima da região do Rio Pequeno. E no futuro irei morar em Caucaia do Alto, também sera a única opção de metro. Já que a linha 22 deve demorar no minimo uns 100 anos para sair do papel e depois mais uns 20 anos para terminarem a obra. Agora é aguardar o calvário das linhas de ônibus irem ate essa nova estação. A única certeza para o futuro é uma rodovia raposo tavares extremamente congestionada praticamente 24 horas por dia. Sem outra opção de caminho. Para piorar já foram aprovados mais empreendimentos na região, como o reserva raposo com mais 60 mil famílias na região. Esperemos um milagre.