Estação Sé, a maior do Metrô, começa a receber portas de plataforma

Outras duas estações, Santa Cecília e Marechal Deodoro, seguem com os trabalhos preparatórios. Equipamentos visam promover maior segurança à operação
Estação Sé (Jean Carlos)
Estação Sé (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo está preparando três estações da Linha 3-Vermelha para receber portas de plataforma. Enquanto Santa Cecília e Marechal Deodoro começam com trabalhos brutos, a Estação Sé, a maior do sistema, iniciou suas atividades.

A implantação do sistema de portas de plataforma visa promover maior segurança aos passageiros, bem como aumentar a velocidade operacional dos trens na região das plataformas.

Segundo o relatório de empreendimentos do Metrô de São Paulo para o mês de janeiro, a Estação Sé passa pela remoção das interferências existentes na via e plataformas.

Estação Sé recebendo primeiras atividades (CMSP)
Estação Sé recebendo primeiras atividades (CMSP)

A remoção se deve ao fato de que as plataformas serão parcialmente cortadas dando lugar a pilares de sustentação dos equipamentos. Antes de sua instalação é importante remover cabos e tubulações existentes.

Já nas estações Santa Cecília e Marechal Deodoro ocorre a etapa de corte das plataformas para adequá-las aos novos módulos.

Atividades nas estações Santa Cecilia e Marechal Deodoro (CMSP)
Atividades nas estações Santa Cecilia e Marechal Deodoro (CMSP)

A implantação das portas de plataforma ocorre através de simples montagem. Elas já vêm “pré-montadas” de fábrica sendo necessário apenas encaixá-las nas áreas previamente selecionadas.

Posteriormente ocorre a montagem elétrica, testes de comissionamento e operação. No futuro, as portas estarão aptas a funcionarem em sincronia com o sistema CBTC, tornando-as mais eficientes.

A implantação das portas de plataforma da Linha 3-Vermelha é de responsabilidade do Consórcio Kobra, que também deverá implantar as fachadas nas estações da Linha 1-Azul no futuro.

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7 comments
  1. A única questão não solucionada é: vão instalar as PSD’s no restante da linha 2 ou só nas estações de integração?
    Não faz sentido, a linha não pode operar com GOa4 sem as portas em todas as estações…
    Acredito ser viável fazerem um aditivo com o consórcio para essas estações em questão.
    O seite poderia cobrar uma posição da CMSP, STM, SPI…

    1. É apenas mais uma das gritantes provas da falta de planejamento do metro. Começaram a instalação das portas na unica linha que ainda nao tem CBTC operacional, e estao deixando estacoes da unica linha que sera convertida em goa4 de fora!
      O ideal seria ter comecado pela linha 1 pois possui boa relação entre cbtc e demanda alta, depois na linha 2 em preparacao ao goa 4 e por ultimo a linha 3, para ficar pronto mais ou menos na epoca do cbtc

    2. “Gênio” é quem criou essa licitação com apenas duas estações da linha verde, ao invés de colocar todas as demais juntas. Nem sei qual foi a desculpa para que não adicionar oito estações a esta licitação, sendo que colocaram duas da linha verde, sendo que uma nem faz baldeação com as linhas 1 ou 3.

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