Com a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade as estações deverão passar por reformas e melhorias. A Estação Tatuapé deverá receber novos sanitários e pisos novos.
O Empreendimento EST 005 – Reforma da Estação Tatuapé prevê como item mandatório a implantação de contadores de passageiros na transferência entre as linhas.
A Estação Tatuapé possui dois acessos, um deles na Rua Catiguá e outro na Rua Tuiuti. A área da estação é de 20,4 mil m² com demanda estimada em 70,8 mil passageiros por dia.
Melhorias
As melhorias na Estação Tatuapé contemplam obras no entorno e no interior da estação.
No entorno estão previstas melhorias nos acessos como a recuperação das faixas de pedestres, implantação de rotas táteis, rebaixamento de calçadas e melhorias nos pisos.
Algumas das escadas também precisarão passar por reparos, assim como as rampas de acessibilidade.
Internamente a estação deverá receber novos sanitários públicos, incluindo acessíveis, para uso dos passageiros.
O piso da estação, atualmente plurigoma (borracha) deverá ser inteiramente substituído por “piso liso”. A troca permitirá melhorias em termos de manutenção e limpeza.
Escadas fixas e rolantes necessitarão de reparos pontuais. As áreas operacionais passarão por reforma e troca de mobiliário para atendimento às normas de acessibilidade.
As instalações da estação em geral precisam passar por reformas em estruturas de concreto além de receber nova pintura. A comunicação visual da Estação Tatuapé deverá ser completamente renovada para o novo padrão.
A concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações: