As obras de extensão da Linha 9-Esmeralda até a estação Varginha estão prosseguindo e, apesar das promessas de entregá-las até o final de 2022 não terem sido cumpridas, os esforços para o avanço físico do empreendimento é positivo.
O site foi até o extremo sul da cidade para acompanhar o andamento das obras da estação e também da área que será destinada para o estacionamento de trens.
O corpo principal da estação, contemplando mezanino e plataforma, está praticamente concluído. Ainda é possível observar algumas partes da alvenaria da estação sendo complementadas.
Os telhados estão aparentemente finalizados e dispostos num formato diferente que aproveita mais a luz ambiente. Em vários locais era possível observar serviços de acabamento.
Dentre estes serviços estão a instalação da comunicação visual da estação, que já conta com suas primeiras placas, a maioria delas indicando o destino das plataformas, que neste caso é a estação Osasco, a inicial da Linha 9-Esmeralda.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A via permanente, ou seja, o conjunto de trilhos, dormentes, fixações e lastro já estão implantados nas duas plataformas e no trajeto próximo a estação. Na região de Mendes os trilhos também foram instalados.
Ainda será necessário realizar o nivelamento da via antes da passagem de trens. O sistema de alimentação por rede aérea teve os postes implantados, mas ainda sem qualquer tipo de cabeamento.
O sistema de sinalização deverá ser um dos últimos a serem implantados. Isso permitirá o tráfego seguro dos trens na região além do comando pelo CCO dos aparelhos de mudança de via.
Ao fundo da estação estão sendo executados trabalhos no novo pátio para estacionamento de trens, além de um trabalho de perfuração que envolve o novo viaduto da avenida Paulo Guilguer Reimberg.
O canal iTechdrones mostrou recentemente um pouco do novo pátio e também de alguns outros destaques como ruas que estão sendo construídas e também os AMVs implantados antes da estação.
O que chama a atenção é a comunicação visual antiga, agora com o novo padrão terão que gastar mais dinheiro para trocar, quem sabe já no primeiro dia de operação da nova estação…
É que já era parte da licitação, a empresa não pode mudar o objeto de entrega
Bom dia, Caio.
Lendo sua publicação, gerou uma dúvida.
Ainda terá o acesso do para quem vem do terminal Varginha o qual é existente próx a igreja?
Abraços.
Eu acho muita promessa pra pouca obra e funcionários no canteiro de obras tenho que ver pra crer acho que mais uma vez a população do extremo que tanto sofre com transporte público será enganada com promessas furadas muito serviço pra pouco funcionários em uma operação tartarugas nas obras pouca evolução
O viaduto vai demorar pra ficar pronto, o novo terminal de ônibus então, nem se fala… O negócio é que se forem inaugurar essa estação neste ano, será uma operação precária como foi em Mendes-Vila Natal por um ano, a conferir!
Creio que em até 6 meses o viaduto estará pronto. A partir daí não demorará muito para o funcionamento full time.
O viaduto da estação e a Estrada dos Mendes demoraram muito pra ficarem prontos, mesmo com a linha em “funcionamento”.
Em até 6 meses, pode ser Março, Abril, Maio ou Junho, sendo Junho o último mês do 1o. semestre de 2023. Então, vamos entregar antes de Junho! Será que não dá? Seria bom antecipar, mas não estamos na China ! Lá, dá inveja de ver as notícias sobre trens, fico com o inveja deles !!!