Estação Varginha é oficialmente incluída no Mapa de Transporte Metropolitano

Modificação de outubro/2024 também acrescentou mudanças em nomes de três estações e inclusões de terminais da EMTU. Veja todas as mudanças que foram realizadas
Estação Varginha é incluída no Mapa de Transporte Metropolitano (STM)
Estação Varginha é incluída no Mapa de Transporte Metropolitano (STM)

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos realizou a atualização do Mapa do Transporte Metropolitano (MTM) e incluiu a nova Estação Varginha dentro da rede.

A última alteração do MTM ocorreu em dezembro de 2023. Passados vários meses, várias alterações foram incluídas na nova versão datada de outubro de 2024. Veja abaixo as principais:

 

Mapa do Transporte Metropolitano 2023-2024 (STM)
Mapa do Transporte Metropolitano 2023-2024 (STM)

Inclusão da estação Varginha

A Estação Varginha, a última da Linha 9-Esmeralda, foi incluída na nova versão do mapa. A parada, que já vem sido prometida há vários anos e que tem sido adiada, deverá ser entregue para a operação em breve, segundo sugere o novo mapa.

As obras da estação propriamente dita estão praticamente finalizadas e funcionários da ViaMobilidade já estariam recebendo treinamentos. Uma eventual operação deverá ocorrer de forma assistida, com horários reduzidos.

Estação Varginha (STM)
Estação Varginha (STM)

Inclusão de naming rights, acréscimos e modificações.

Foram incluídos nomes adicionais em três estações. Elas são referentes aos projetos de naming rights na ViaMobilidade e a recente mudança na Estação Jabaquara. Os novos nomes são:

  • Jabaquara – Comitê Paralímpico brasileiro
  • Morumbi – Claro
  • Jurubatuba – Senac
Nomes alterados (STM)
Nomes alterados (STM)

Além disso, todas as estações que possuem homenagens, naming rights e acréscimos tiveram seus nomes secundários diminuídos, dando mais ênfase ao nome da estação original.

Nomes reduzidos (STM)
Nomes reduzidos (STM)

Outras mudanças

O site analisou o mapa de forma minuciosa e verificou mudanças na maioria das linhas. Em grande parte dos casos houve acréscimo de terminais da EMTU na rede, modificação das integrações pagas e um novo símbolo para as estações de estrada gratuita. Confira as mudanças abaixo:

Linha 1-Azul: Integração paga em Armênia, terminais da EMTU em Parada Inglesa e Tietê
Linha 2-Verde: Terminal EMTU em Vila Madalena, remoção de “perna” de integração paga EMTU em Sacomã
Linha 3-Vermelha: Terminais EMTU em Penha, Carrão, Tatuapé, Brás e Barra Funda

Mudanças na Linha 5-Lilás (STM)
Mudanças na Linha 5-Lilás (STM)

Linha 4-Amarela: Terminal EMTU em São Paulo-Morumbi, remoção de “perna” de integração paga em Vila Sônia
Linha 5-Lilás: Remoção de “Integração Especial” em Campo Limpo
Linha 7-Rubi: Terminais EMTU em Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato
Linha 8-Diamante: Estações com entrada gratuita com mudança de simbologia (quadrado). Terminal EMTU em Osasco e Terminal Rodoviário em Barueri

Mudanças na Linha 7-Rubi (STM)
Mudanças na Linha 7-Rubi (STM)

Linha 9-Esmeralda: Terminal EMTU em Grajaú
Linha 10-Turquesa: Terminais EMTU em São Caetano do Sul, Prefeito Saladino e Ribeirão Pires
Linha 11-Coral: Terminais EMTU em Itaquera, Guaianases e Estudantes, remoção de “perna” de integração paga em Suzano
Linha 12-Safira: Terminal EMTU em Manoel Feio

Mudanças na Linha 8-Diamante (STM)
Mudanças na Linha 8-Diamante (STM)

Linha 13-Jade: Sem alterações
Linha 15-Prata: Sem alterações
Geral: Correções de nome, alterações de fontes, posicionamento de legendas e inclusão do logo do governo do estado (Gestão Tarcísio)

O mapa do transporte metropolitano reflete com fidelidade a situação atual do transporte sobre trilhos e pneus na região metropolitana de São Paulo. O sistema é operado por concessionárias e empresas públicas.

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13 comments
  1. Acredito que este negócio de incluir os “naming rights” das estações no mapa é desnecessário. Não sou contra este procedimento, até porque é uma fonte de receita e trás rentabilidade para o investimento feito, no entanto, eu penso que os naming rights deveriam se limitar ao espaço físico das estações. Se quiserem fazer uma estação didática, ou com diferenciais patrocinado não vejo qualquer problema, estilo a estação Vila Olímpia que tem “ou tinha” muito patrocínio do Bradesco ( ou do Santander, fiquei na dúvida) e vinha com aquele viés de estação sustentável.

    Agora ficar colocando mais nomes no mapa metropolitano, eu acredito que vá poluir demais a visualização. Já imaginou se todas as estações tiverem naming rights? Será uma sopa de letrinhas.

    1. Concordo. E no caso de estações com homenagem a nomes (celso daniel, bruno covas, ayrton senna…) só serve para poluir o mapa e o nome da estação original, totalmente desnecessário.

  2. Uma pena que na CPTM estão removendo os mapas do trens e colocando apenas um QR Code com acesso ao mapa digital. Lembrando que nem todos tem acesso a internet e que em alguns trechos, como nos túneis da Linha 11, não há sinal de telefonia móvel para acessar.

  3. Temos que ficar atentos! José Serra, quando gov.do Estado, construiu uma campanha publicitária gigantesca, para o povo acreditar que o metrô estava em expansão acelerada e que dezenas de estações seriam inalguradas, com centenas de km construído.
    Sabemos que era tudo mentira, e toda a campanha fazia parte da campanha presidencial por ele perdida.
    Hoje está acontecendo igual, muitas matérias sobre trens e metrôs que existirão. Não verdade, o estado não tem gestão e competência para tantos anúncios.Sabem muito bem, vender coisas lucrativas com bons preços, aos parceiros.

    1. Correto entendimento Davi, este episódio ocorreu antes de 2014, atualmente o T-171, tem usado a máquina estadual em propagandas políticas municipais tanto para o TIC para Campinas, quanto ao túnel Santos Guarujá O monotrilho da Linha 15-Prata era para ficar pronto para a Copa de 2014, e que sua capacidade era próxima do Metrô, atualmente em 2014 além de não ser completado e contar com demanda muito abaixo do que foi anunciado, com 140 mil/dia, os atuais planejadores estão lançando em papel a Linha-16 Violeta em paralelo.

      Ultimamente conforme matérias publicadas neste site, os atuais dirigentes tem distorcido os dados de demanda apresentados nas linhas 14-Onix 600 mil e 22-Marron, 649 mil futuras incluindo aquele TIC para Campinas com 49 mil/dia tratando-se de comprovadas imprecisões manipuladas e superestimadas de formas rasteiras e desavergonhadas com intuito de distorcer as concessões perdulárias!

      De nada adiantara colocar um novo dirigente da Artesp, agência de transporte público do estado
      enquanto não mudarem a mentalidade e não se resolvem questões básicas como se minimizar as “Altas pendularidades” das atuais linhas e priorizar os trens Metropolitanos em relação aos TIC’s, com levantamentos comprovados de quanto tempo aumenta e se perde com grande parte da população que utiliza o transporte público!

  4. a onze anos esperado mais na verdade a estação vsrginha só no mapa mesmo pq na realidade as obras aqui está devagar devagarinho operação tartaruga só promessa furada um discasso com a população do extremo sul que tanto sofrem com transporte público

  5. Não se trata de uma novidade. Os mapas físicos presentes há vários e vários meses nas estações das linhas 10 e 12 da CPTM, se não me engano com a data de outubro ou dezembro de 2023, já exibem a estação Varginha como pronta. Observando-os no dia a dia fico pensando em eventuais passageiros que podem ser induzidos ao erro de acreditar que ela efetivamente se encontra em operação.

  6. Acessei agora (dia 10/10) o mapa no site da STM e do Metrô, e não consta mais a estação Varginha no mapa que estão servindo (com data de outubro de 2024).

    No site da CPTM ainda estão servindo o mapa de 2023.

  7. Bom agora eles deveriam liberar o funcionamento dessa estação varginha rapido, ja que vai ter essa operação assistida por la sabe-se quanto tempo e praticamente não atende os horarios de pico, para talvez ate o meio do ano que vem ter essa estação funcionando em horario completo.

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