Estação Varginha tem contrato prorrogado em mais 18 meses e deve ser entregue apenas em 2023

Governo Garcia prometia nova estação da Linha 9-Esmeralda pronta ainda neste ano, mas estágio de obras não correspondia à expectativa
Estação Varginha (iTechdrones)

Após a corrida para finalizar o básico na estação Varginha a tempo de uma possível inauguração em 2022, a CPTM postergou a conclusão do projeto em novo aditivo assinado na semana passada. Trata-se do terceiro termo aditivo da extensão ferroviária da Linha 9-Esmeralda, e que não apenas viu o custo da obra subir como postergou as principais etapas do projeto.

De acordo com o novo termo aditivo, houve alterações na planilha de custos que incluem acréscimos e descontos além da inclusão de novos itens não previstos no contrato original.

O documento estabelece um acréscimo geral de R$ 7,1 milhões e a inclusão de mais R$ 2 milhões em itens gerais. Os decréscimos foram de R$ 3,5 milhões, com um saldo de R$ 5,5 milhões apenas neste terceiro aditamento. Com isso o valor global do contrato passa a valer R$ 95,5 milhões.

O aditivo ainda estabelece prorrogação do prazo contratual das obras por mais 18 meses de forma que seja mantido o período de 12 meses de operação assistida.

Este contrato foi assinado originalmente em 17 de abril de 2019 com prazo de 30 meses, sendo 18 meses para obras, o que jogaria a inauguração da estação para outubro de 2020.

Os termos aditivos nº01 e nº03 acrescentaram mais 36 meses para a conclusão das obras. Isso simboliza 66 meses de contrato, mais que o dobro do originalmente estipulado.

Pátio Varginha (iTechdrones)

O prazo para o fim das obras da estação Varginha, segundo o contrato e seus aditamentos, é outubro de 2023. O contrato, incluindo a operação assistida, finda-se em outubro de 2024.

Segundo o contrato de concessão das Linhas 8 e 9 a entrega da estação Varginha tem prazo limite determinado no dia 30 de junho de 2023. As obras do Lote 2 ainda incluem uma passagem inferior, via permanente, rede aérea e o pátio.

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6 comments
      1. E infelizmente ele vai ser eleito Gabriel, vamos sofrer mais 4 anos com mais um partido dilapidador do Patrimônio Público. Vai ser apenas uma continuidade do PSDB e suas decisões na base da politicagem, vamos ter que engolir por exemplo aquela porcaria de BRT.

  1. Azar do PSDB, que apesar de ser uma das múltiplas concessões bancadas pelo Estado, não deu tempo de de inaugurar esta obra antes das eleições nas quais continuará a agir da mesma forma, pois se o Dória abandonou, o Orlando Morando e Rodrigo Garcia já debandaram para o outro lado para continuar mantendo a boquinha!!!

  2. O PSDB ficou 28 anos no governo de SP, e sejamos sinceros, o tanto que eles roubaram nesses contratos e prorrogações, já daria pra termos a região metropolitana de SP ligada à: Sorocaba, Santos, Campinas, Americana, Ribeirão Preto, e etc

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